O número de queimadas em Taubaté no mês de junho diminuiu 44% em comparação como mês anterior. No entanto, somando os primeiros seis meses, a cidade registrou 250 ocorrências, um aumento de 267,65% em relação ao mesmo período de 2023.
Os dados foram divulgados pela Defesa Civil municipal. Segundo o órgão, os números destacam a importância da colaboração da comunidade na prevenção de incêndios.
Diminuição em junho
De acordo com os dados, houve uma queda de 99 para 55 ocorrências em junho, sendo um resultado positivo e especialmente importante após a alta de 200% de maio em relação a abril.
A Defesa Civil afirma que a redução é um reflexo da crescente conscientização da população e das fiscalizações promovidas pelo órgão, como ações de orientação constante à população.
Alta no semestre
Apesar da melhora em junho, o balanço do primeiro semestre de 2024 apresenta um cenário de atenção.
De janeiro a junho, 250 ocorrências de queimadas em Taubaté, um aumento de 267,65% em relação ao mesmo período de 2023, quando foram contabilizados 68 casos.
Medidas para evitar as queimadas em Taubaté
A Defesa Civil orienta que medidas simples podem fazer uma grande diferença, como evitar o uso de fogo para limpeza de terrenos, descartar corretamente materiais inflamáveis e não jogar bitucas de cigarro em áreas com vegetação.
A população pode reportar qualquer ocorrência de queimada ou emergência 24 horas por dia pelo 199 da Defesa Civil ou 193 do Corpo de Bombeiros.
Saiba mais
Taubaté anuncia novas bases da GCM e câmeras de reconhecimento facial
A frota da GCM (Guarda Civil Municipal) de Taubaté receberá um conjunto de melhorias, como duas novas bases da corporação em bairros da cidade (uma delas, a Vila Rica), a implementação de câmeras com reconhecimento facial e a aquisição de novas armas e equipamentos para a corporação.
Os anúncios serão feitos nesta segunda-feira (1º) pela Prefeitura de Taubaté. A cerimônia está marcada para às 14h, na praça do coreto na Vila Rica.
Proveniente de diversas fontes, o valor dos investimentos pode alcançar cerca de R$ 3,2 milhões.