Queimada atinge 40.000m² de vegetação em Taubaté

Queimada atinge 40.000m² de vegetação em Taubaté
(Divulgação/Defesa Civil) Queimada atinge 40.000m² de vegetação em Taubaté

Uma área de aproximadamente 40.000m² de vegetação foi atingida por uma queimada na área industrial no bairro Piracangaguá, em Taubaté, na noite desta segunda-feira (15).

De acordo com a Defesa Civil, as equipes foram acionadas por volta das 21h para atender a ocorrência, e o combate ao fogo durou mais de uma hora até que as chamas fossem completamente extintas.

Queimada atinge 40.000m² de vegetação em Taubaté
(Divulgação/Defesa Civil) Queimada atinge 40.000m² de vegetação em Taubaté

As chamas atingiram uma extensa área verde às margens da avenida Dom Pedro I, abrangendo as rodovias Presidente Dutra e Carvalho Pinto. A área atingida pelo fogo foi de 4 hectares.

Ao todo, foram utilizados na ação 11 agentes e três viaturas adaptadas com motores auto bomba, capazes de armazenar até 400 litros de água.

Queimada atinge 40.000m² de vegetação em Taubaté
(Divulgação/Defesa Civil) Queimada atinge 40.000m² de vegetação em Taubaté

Ninguém se feriu e nenhuma casa ou rede elétrica foi atingida. Ainda não há informações sobre o que deu início ao incêndio.

Orientações queimada atinge

A Defesa Civil de Taubaté reforça a orientação para que as pessoas não joguem cigarros ou fósforos acesos às margens das avenidas, terrenos e rodovias, não soltem balões, não acendam fogueiras e também não queimem folhas secas ou lixos.

Para qualquer situação de queimadas, emergências ou desastres, a Defesa Civil atende 24 horas pelo telefone 199.

Saiba Mais

CESP realiza palestras sobre segurança em barragens

A CESP iniciou nesta segunda-feira (15) uma série de visitas e palestras para os moradores de Paraibuna. O objetivo é informar e orientar as comunidades sobre a realização do primeiro exercício prático de simulado de segurança de barragem da UHE Paraibuna, previsto para ocorrer no dia 4 de maio de 2024 às 10 horas.

O simulado é uma ação preventiva, prevista na Lei Federal 12.334/2010, da Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB). O exercício faz parte do Plano de Ação de Emergência (PAE) da usina com objetivo de capacitar a população para uma eventual situação que demande a evacuação da área.

As visitas e palestras orientativas serão realizadas em diferentes locais e horários pela equipe da empresa Sob Medida, contratada pela CESP e validada pela Defesa Civil local, que estará devidamente uniformizada e identificada. “É sempre importante reforçarmos que a UHE Paraibuna está em condições seguras e é monitorada 24 horas por dia durante os sete dias da semana. As visitas e palestras tem como foco esclarecer dúvidas e convidar os moradores para o exercício. Esse é um momento importante para podermos coletar sugestões e contribuições para o aprimoramento das ações do PAE”, explica Ovídio Santos, gerente de segurança de barragem da CESP.

Em conjunto com a Defesa Civil Municipal e a Prefeitura de Paraibuna, etapas importantes do PAE, que antecedem o simulado já foram concluídas. Dentre elas, o mapeamento da população que reside na área denominada Zona de Autossalvamento (ZAS), a instalação do sistema sonoro de alerta com sirenes, além do mapeamento e sinalização das rotas de fuga e pontos de encontro com placas que indicam o caminho mais rápido e seguro até o local onde a comunidade estará segura de incidentes em caso de emergência.