Procon de São José faz blitz e orienta consumidores sobre compras de Dia dos Pais

Procon de São José faz blitz e orienta consumidores sobre compras de Dia dos Pais
(Foto: Charles de Moura/PMSJC)

O Procon de São José dos Campos está realizando uma blitz no comércio da cidade para garantir o cumprimento dos direitos do consumidor em razão das compras do Dia dos Pais, que será comemorado no próximo domingo (8).

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Na cidade, foram visitadas lojas de dois shoppings, onde os fiscais vistoriaram se os preços e condições de pagamento estavam visíveis e entre outras regras. Em 2020, momento de auge da pandemia, fiscais do órgão visitaram 94 lojas localizadas em centros comerciais.

Georges Assaad, diretor do Procon, conta que duas semanas antes de uma data comemorativa, as equipes realizam uma vistoria em lojas físicas e online para saber se os produtos, preços e atendimentos estão de acordo com o código de defesa do consumidor. (ouça a reportagem ao final do texto)

O diretor do órgão ainda salienta que, além das ações do Procon, o consumidor pode adotar uma postura para evitar maiores problemas, como pesquisar preço e qualidade, que são fatores determinantes antes da compra. Também é preciso ficar atento às promoções e avaliar se elas são realmente benéficas.

Na loja física, o consumidor tem que ser informado sobre a política de troca da empresa e prazos de cada estabelecimento. Todo produto tem um prazo de garantia legal de 30 dias para produtos não duráveis (roupas e calçados) e 90 dias para produtos duráveis (eletrodomésticos), para problemas aparentes e de fácil constatação.

Já os consumidores que optarem por comprar o presente pela internet ou por qualquer outro meio que não seja presencialmente, também têm direitos garantidos, inclusive o de desistir da compra no prazo de 7 dias corridos a partir do recebimento do produto, com devolução do valor pago.

Em caso de dúvida, o consumidor pode consultar o Procon Municipal pelo 151 ou pelo telefone 3009-1440. O Procon Municipal também está nas redes sociais (@proconsjc no Facebook e Instagram) com dicas e prestação de serviço. 

Ouça a reportagem clicando no player de áudio abaixo: