Procon de São José alerta consumidores sobre pagamento de boletos falsos

faixada da frente do prédio do procon em são josé dos campos
(Foto: Charles de Moura/PMSJC/falsos boletos)

O Procon de São José dos Campos divulgou nesta terça-feira (7) orientações para que consumidores se atentem para não cair em golpes na hora de pagar suas contas por meio de falsos boletos bancários.

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O órgão lembra que por um lado, realizar transações financeiras pela internet é mais prático e rápido, mas nem sempre é tão seguro, o que contraria boa parte das empresas que oferecem o meio virtual para vender seus produtos e serviços, como bancos e lojas, por exemplo.

Para evitar dor de cabeça, o Procon de São José dos Campos listou algumas dicas importantes para quem costuma pagar contas ou fazer compras pela internet, seja pelo computador ou aplicativo de celular, atentando para algumas situações que podem se tornar um grande problema e até gerar prejuízos ao orçamento familiar.

Fique atento aos detalhes

O golpe, muitas vezes, começa no e-mail que o consumidor recebe o boleto para pagamento. Neste caso, é preciso se certificar de quem enviou o documento e desconfiar de qualquer coisa diferente, seja na identificação do emissor ou no corpo da própria mensagem do e-mail. Na dúvida, não abra.

Se as informações estiverem corretas e o e-mail for aberto, antes de efetuar o pagamento o consumidor deve conferir se todos os dados do boleto estão de acordo, como: nome e CNPJ da empresa emissora, valor da transação financeira e números do código de barra.

Mesmo assim, em algumas situações, o boleto pode ser falso ou clonado. Neste caso, o consumidor só vai conseguir identificar algum problema antes de finalizar o pagamento, quando o próprio sistema do banco mostrar quem é o beneficiário na tela de confirmação. Se este dado já for diferente, desconfie de golpe, não pague e faça contato com a empresa.

O que fazer

Caso nenhum destes detalhes sejam observados e o possível boleto falso ou clonado venha a ser pago, a orientação do Procon é que o consumidor registre o fato junto ao fornecedor e ao seu banco, bem como ao banco responsável pela transação financeira (aquele que aparece no boleto).

Como a situação envolve uma possível fraude, o Procon também recomenda que o consumidor faça um boletim de ocorrência junto à Polícia Civil (nestes casos é possível fazer pela internet), para que o caso seja investigado. E também no próprio Procon, para uma análise detalhada da situação.

Outras recomendações

O Procon também faz outras recomendações relativas às transações financeiras feitas pela internet:

– Nunca pague boletos ou faça transferência bancária a título de liberação de empréstimo.

– Confira atentamente os dados do boleto bancário ou do destinatário do PIX antes de efetivar a transação financeira.

– Jamais faça empréstimos por telefone.

– Não forneça seus dados pessoais em ligações telefônicas recebidas.

– Não mande fotos tipo selfie para fazer cancelamento de empréstimos ou produtos, prefira ir à agência bancária para resolver esse tipo de problema.

– Jamais entregue o seu cartão de crédito a pessoas desconhecidas.

– Cuidado com ofertas de emprego ou estágio, condicionadas ao pagamento de taxas de inscrição ou qualquer cobrança. Isso, normalmente, é golpe.

– Atenção quando a oferta for extremamente vantajosa e muito diferente do que ofertado normalmente no mercado.