A Prefeitura de Cruzeiro informou, na manhã desta quarta-feira (18), o primeiro registro em 2024 de Mpox.
A confirmação se deu após identificação do vírus, em diagnóstico laboratorial realizado pelo Instituto Adolfo Lutz.
O paciente reside no bairro Vila Paulo Romeu, está no décimo terceiro dia de isolamento e encontrasse bem.
A administração informou que as autoridades já entraram em contato com os responsáveis para orientação e acompanhamento do caso.
Com a confirmação em Cruzeiro, o Vale do Paraíba chegou a 28 casos da doença confirmados neste ano, de acordo com o painel da Mpox, do governo estadual. Em 2023, foram apenas três casos.
O que é a mpox?
De acordo com o Ministério da Saúde, a mpox é uma doença causada pelo mpox vírus (MPXV), do gênero Orthopoxvirus e família Poxviridae. Trata-se de uma doença zoonótica viral, em que sua transmissão para humanos pode ocorrer por meio do contato com:
- Pessoa infectada pelo mpox vírus
- Materiais contaminados com o vírus
- Animais silvestres (roedores) infectados
O intervalo de tempo entre o primeiro contato com o vírus até o início dos sinais e sintomas da mpox (período de incubação) é tipicamente de 3 a 16 dias, mas pode chegar a 21 dias.
Após a manifestação de sintomas como erupções na pele, o período em que as crostas desaparecem, a pessoa doente deixa de transmitir o vírus a outras pessoas.
As erupções na pele geralmente começam dentro de um a três dias após o início da febre, mas às vezes, podem aparecer antes da febre.