Primeira semana do ano terá chuvas e rajadas de vento no Vale, alerta Defesa

imagem ilustra céu cinza, com temporal caindo sobre prédios de sao jose dos campos; defesa civil alerta sobre alto índice de chuvas na regiao
(Foto: Edson Ramiro/CBN Vale/Defesa Civil alerta sobre chuvas e rajadas de vento)

Esta semana terá chuvas intensas e contínuas, rajadas de vento, descargas elétricas e até granizo, segundo alerta da Defesa Civil para o Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira, Litoral Norte e demais regiões do estado.

De acordo com o órgão, a previsão vale desta terça-feira (3) até sexta-feira (6).

• Leia mais notícias da região clicando aqui

A recomendação da Defesa Civil é que as pessoas fiquem mais atentas às áreas mais vulneráveis das cidades, pois há risco de deslizamentos, desabamentos, alagamentos, enchentes e ocorrências relacionadas a raios, ventos e granizo.

Na Serra da Mantiqueira e Litoral Norte, o acumulado de chuvas previsto é de 200 milímetros; já no Vale, é de 180 milímetros.

Saiba mais

Avaliação de densidade larvária começa em em São José 

A Prefeitura de São José dos Campos inicia nesta segunda-feira (2) a primeira avaliação de densidade larvária do Aedes aegypti em 2023. Realizada em cada trimestre, a atividade norteia as ações de combate ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika.

Na primeira semana, os agentes visitarão os bairros Vila Machado, Santana, Eugênio de Melo, Jardim Itapuã, Jardim Nova Europa, Jardim Esplanada, Vila Industrial, Vila Tesouro, Parque Industrial, Palmeiras de São José, Jardim América, Jardim Paraíso, Parque Interlagos, Torrão de Ouro, Jardim São José, Parque Nova Esperança, Bom Retiro, Bairrinho, Vila Dirce, Jardim Telespark, Altos de Santana, Jardim Valparaíba, Jardim das Indústrias, Jardim Alvorada, Jardim Limoeiro e Jardim Pôr do Sol.

Programada até 31 de janeiro, a campanha continua em outros bairros e vai vistoriar 17 mil imóveis, distribuídos nos mais de 3 mil quarteirões das 42 áreas cadastradas no município. Em 2022, a pesquisa realizada em janeiro revelou um índice larvário (Breteau) de 1,10, considerado baixo. Índices de 2.3, 3.9 e até 4.8 são considerados críticos.

Com base nos dados obtidos nessa avaliação, serão definidas as melhores formas de combate às doenças no próximo período. Por exemplo, pode-se redirecionar e intensificar algumas medidas ou alterar as estratégias de controle do mosquito adotadas no município.

Prevenção

Independentemente das avaliações larvárias, a prefeitura mantém ações de combate ao transmissor das arboviroses em todas as regiões, como visita os locais com os maiores índices larvários para eliminar objetos que acumulam água e servem de criadouros do mosquito.

Constantemente, equipes de combate a endemias promovem trabalho educativo e orientam a população a mudar hábitos a fim de evitar os riscos das doenças.

Os munícipes também podem ajudar. Caso identifiquem qualquer possível criadouro do Aedes aegypti, devem entrar em contato pela Central 156 (telefone, site e aplicativo).