Presidente eleito da OAB-SJC, Marcelo Kajiura explica os desafios de sua gestão

Marcelo Kajiura, presidente eleito da OAB de São José, nos estúdios da rádio CBN Vale
(Foto: Marcelo Rocha/CBN VALE)

A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de São José dos Campos elegeu na última quinta-feira (26) o advogado Marcelo Kajiura como novo presidente da instituição, após o pleito ter sido suspenso no fim do ano passado, por conta de erros no processo de eleição.

• Leia mais notícias da região clicando aqui

Integrante da chapa ‘Experiência e Inovação’, Kajiura vai comandar a subseção de São José que também é responsável por Paraibuna, e que conta com cerca de 5 mil advogados inscritos.

A Rádio CBN São José dos Campos e Vale entrevistou o presidente eleito da OAB-SJC, que falou quais serão as prioridades de sua gestão assim que for efetivada a sua posse, e também a importância que a ordem possui para a advocacia.

Kajiura explicou além de defender a advocacia, a instituição está diretamente defendendo a população com as comissões focadas em diversas pautas.

Uma delas é a Comissão para a Jovem Advocacia, ou seja, não apenas os jovens advogados pela sua idade, mas também qualquer advogado que iniciou a carreira nos últimos cinco anos, podem se beneficiar dos serviços da OAB.

Essa comissão promove, por exemplo, a Escola da Jovem Advocacia, que auxilia desde a montagem do escritório do advogado, cursos pequenos até mesmo a pós-graduação.

Prioridades da nova gestão

Marcelo Kajiura que agora aguarda tomar posse no cargo, não dimensionou os desafios que terá pela frente na gestão da OAB, mas já adiantou o que necessita de maior atenção. A primeira é a reconstrução da sede da OAB, que começou a passar por uma reforma e que possui muito trabalho a ser feito, por se tratar de uma casa antiga.

Outro desafio questionado pela reportagem, foi se a categoria dos advogados se sente unida nas pautas que envolvem a prática da advocacia. 

Kajiura não vê rivalidade na classe de advogados, e dá como exemplo a eleição entre os candidatos à presidência da ordem que teve também Marcio Mendes (OAB Independente) e de Neusa do Carmo Dellú (Renovação e Compromisso), que decidiram em conjunto, não recorrer à sentença que determinou uma nova data para a eleição da ordem.

Eleição da OAB

A eleição inicial para presidente da subseção foi realizada em 25 de novembro do ano passado e acabou anulada pela Justiça por falta da foto da candidata Neusa do Carmo Dellú na urna eletrônica. Neusa entrou na Justiça e a eleição foi suspensa, ficando sub-júdice desde novembro.

Por causa disso, a Ordem dos Advogados de São Paulo nomeou o atual presidente, Klaus Calegão, para continuar no cargo até a definição do resultado final, que saiu na quinta-feira (26).

Indicações para cargos públicos

A indicação de um profissional da área jurídica para ocupar um cargo estratégico é por muitas vezes vista com ressalvas por especialistas do direito, pelo fato de nem sempre transparecer uma escolha pela capacidade técnica, mas sim por um viés ideológico ou político.

Tomamos como exemplo as indicações para o STF (Supremo Tribunal Federal) e STJ (Superior Tribunal de Justiça) que sempre é alvo de discussões sobre as indicações.

Marcelo Kajiura é partidário de que quem ocupa um cargo no Ministério Público, por exemplo, possui qualidades comprovadas para o exercício da profissão, por conta da dificuldade de ser aprovado em um concurso público tão concorrido.

Sendo assim, o novo presidente da OAB de SJC, acredita que o advogado deve seguir o que consta na carta magna do país, a Constituição, deixando de lado suas convicções pessoais.

Ouça a matéria de Marcelo Rocha: