Prefeitura volta atrás e agentes de trânsito de Taubaté não usarão armas de choque em abordagens

Prefeitura volta atrás e agentes de trânsito de Taubaté não usarão armas de choque em abordagens
Prefeitura volta atrás e agentes de trânsito de Taubaté não usarão armas de choque em abordagens. Divulgação PMT

A prefeitura de Taubaté informou nesta segunda-feira (20), que a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) reavaliou a medida que pretendia permitir o uso de armas de choquetasers” por agentes de trânsito do município. A Pasta entendeu não ser necessária a adoção de tal medida e armas serão integradas as equipes da Guarda Civil Municipal – GCM de Taubaté.

Em novembro do ano passado a Semob informou que os agentes de trânsito passariam a utilizar as armas de choque, a fim de proporcionar intervenções mais seguras, reduzindo o risco de resistência ou confronto físico.

Ainda no ano passado, a Pasta realizou a compra das dez pistolas tasers. “Os tasers são ferramentas eficazes para garantir a segurança tanto dos agentes quanto dos cidadãos, minimizando o risco de confrontos”, destacou o órgão na época. 

A previsão era de que os agentes passassem a utilizar as armas a partir de janeiro de 2025, antes, eles teriam que passar por um treinamento específico, a fim de alinhar o uso às normas de segurança. A prefeitura informou hoje, que a Semob optou pelo não uso do armamento e as pistolas adquiridas deverão ser repassadas para a Secretaria de Segurança Pública Municipal.

Em nota encaminhada a CBN Vale a prefeitura explicou que como as armas foram adquiridas no final do ano passado, ficaria a essa gestão a responsabilidade de aplicar o treinamento nos agentes de trânsito para o uso do armamento: “Porém o atual gestor da pasta reconsiderou e decidiu por não dar continuidade, desta maneira o curso não aconteceu. Agora, as armas de choque estarão com efetivo da GCM (Guarda Civil Municipal), que possui treinamento para uso e manuseio do equipamento”, destacou a administração municipal.