Prefeitura de Taubaté registra três casos de dupla infecção de Covid e gripe ao mesmo tempo

dupla infeccção covid e gripe taubaté
(Foto: Divulgação/PMT)

A Prefeitura de Taubaté registrou três casos de dupla infecção da Covid-19 e gripe ao mesmo tempo nesta quarta-feira (5). A dupla contaminação acontece quando os dois teste – para covid e influenza – dão positivo.

• Leia mais notícias da região clicando aqui

A dupla infecção é chamada por especialistas de Flurona. O termo foi criado a partir da palavra “flu” (gripe, em inglês) e “rona” (de coronavírus).

Segundo a Secretária de Saúde de Taubaté, em 2021 foram registrados 203 casos confirmados de gripe. Sendo 5 casos de H1N1, 59 casos da nova variante da gripe H3N2, 8 casos da influenza B e 131 casos confirmados não subtipados.

Já em 2022, até o momento já foram confirmados 15 casos de influenza. Sendo 12 casos da influenza A e 3 casos da Flurona – infecção de Covid-19 e gripe ao mesmo tempo. Até o momento, não foi registrado nenhum óbito em decorrência da gripe em Taubaté. 

Flurona

A Flurona não é uma doença específica, e a coinfecção com dois vírus não é rara na medicina. Os sintomas da covid e da gripe influenza são semelhantes, e só mesmo um exame de laboratório pode confirmar casos de Flurona.

Segundo especialistas, os sintomas de uma dupla infecção não são necessariamente mais graves, e podem até ser leves, mas isso depende da imunidade de cada pessoa. Os cuidados que se deve ter para evitar o duplo contágio, são os mesmos que já conhecemos, como o uso de máscaras e distanciamento social.

As festas de fim de ano e a não obrigatoriedade de uso de máscaras em ambientes externos, são um dos motivos do aumento do contágio. Além disso, a redução do número de vacinados contra a gripe também é uma das causas para o registro de casos de Flurona no Brasil.

Medidas da Prefeitura de Taubaté

De acordo com a Prefeitura, desde o final de dezembro, os casos de síndrome gripais aumentaram de forma consistente no município fazendo com que o fluxo de pessoas que buscam atendimento nas unidades de saúde tenha crescido na mesma proporção.

Pelo aumento na procura por atendimento, as unidades estão cheias e por consequência acontece a demora no atendimento dos pacientes. Para minimizar o problema, a Prefeitura de Taubaté tomou algumas atitudes que visam melhor atender a população.

A Secretária de Saúde enviou mais médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem para às UPAs e UBSs. As equipes para triagem também foram aumentadas nestas unidades e uma tenda para auxiliar o atendimento foi montada para a realização de testes de Covid-19. Foram também disponibilizados mais mobiliários para que as pessoas possam aguardar pela consulta médica com mais conforto.

Neste momento em que Taubaté sente o reflexo das festas de final de ano, com o crescimento no número de casos positivos de Covid e de gripe, a Prefeitura trabalha para agilizar o atendimento e pede compreensão a população.

A Prefeitura informou que todas as unidades de saúde estão preparadas para receberem pacientes, mas a orientação da Secretaria de Saúde é para que a população se atente aos sintomas. Em casos leves buscar atendimento nas unidades de Pamos e ESFs, das 8h às 11h e das 12h30 às 15h e nas UBSs Mais que funcionam das 8h às 18h. Casos agravados devem imediatamente se deslocar a uma UPA.

Saiba mais

Ministério da Saúde desiste de prescrição médica para vacinar crianças contra a Covid-19