Prefeitura de Taubaté apura denúncia de suposta falsa aplicação de vacina contra Covid-19

(Foto: Tânia Rego/Agência Brasil)

A Prefeitura de Taubaté comunicou que está apurando denúncia de suposta falsa aplicação de vacina contra Covid-19 no município. A família teria procurado a Secretaria de Saúde, na tarde da última quarta-feira (7), informando que o idoso, de 77 anos, não teria sido imunizado no momento em que buscou por atendimento para a aplicação do imunizante.

• Leia mais notícias da região clicando aqui

A pasta informou que está avaliando o caso para verificar a conduta da agente de saúde envolvida na denuncia e as possíveis medidas a serem adotadas. O local da possível falsa aplicação teria ocorrido na Avenida do Povo e está sendo apurado pela administração.

Em suas redes sociais, Pitty Passos, que é amiga da família, explicou que antes de formalizar a denúncia na secretaria de Saúde, procurou orientação de técnicos e de um professor de enfermagem em São Paulo para que analisassem a filmagem. Para ter certeza de que a imunização não havia acontecido como deveria, ela conta que reviu o vídeo diversas vezes, ainda mais porque o processo foi rápido.
(Confira a reportagem ao final deste texto)

Denúncias

Este seria o terceiro caso na região de profissionais que não aplicam doses em pacientes. Os primeiros casos foram registrados em Jacareí. O primeiro foi relatado pela família de uma idosa de 73 anos, no dia 19 de março, no Educamais Esperança. De acordo com a filha, a auxiliar de enfermagem chegou a inserir a agulha, mas não injetou a dose da Coronavac. 

O segundo episódio aconteceu no dia 27 de março no no drive-thru do Educamais Jacareí, em um idoso de 70 anos. A informação foi confirmada pelo prefeito da cidade, Izaias Santana, que lamentou o ocorrido. A Polícia Civil está investigando um suposto envolvimento entre duas auxiliares de enfermagem.

Ouça a reportagem clicando no player de áudio abaixo: