
A Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, já testou 180 pessoas em situação de rua para hepatite virais, sífilis e HIV. Até o momento, 15 pessoas apresentaram resultado positivo para uma ou mais infecções. Todas foram encaminhadas para tratamento na rede pública de saúde.
• Leia mais notícias da região clicando aqui
Naturalmente mais expostos a infecções e a doenças, a população de rua passou a contar com a assistência de enfermeiros desde o último dia 15. O intuito é orientar sobre prevenção, fazer o teste rápido naqueles que aceitarem, encaminhar os casos positivos para tratamento, bem como minimizar a possibilidade de transmissão destas infecções entre eles.
A abordagem feita pelos enfermeiros divide-se em dois momentos: o acolhimento, quando a profissional conversa e explica sobre como ocorrem as infecções e também sobre a prevenção. Na sequência, caso o atendido esteja de acordo, será feita da testagem rápida para as infecções.
Os casos positivos serão encaminhados para tratamento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Centro de Referência Moléstias Infecciosas (CRMI). Os profissionais de saúde atuarão em conjunto com as equipes da assistência social das 11h30 às 23h30.
No mês de maio, a Prefeitura de São José dos Campos realizou a testagem em massa da população de rua. Na ocasião foram realizados 103 testes, apenas uma pessoa testou positivo para a doença e foi encaminhada para isolamento num dos espaços criados pela administração para atender este público.