O prefeito Felicio Ramuth (PSDB) anunciou, nesta terça-feira (24), novas ações para combater os fluxos e perturbação do sossego em todas as regiões de São José dos Campos. As medidas foram anunciadas em coletiva de imprensa, que contou com a presença das forças de segurança do programa São José Unida, da Secretaria de Proteção ao Cidadão.
Na região do Urbanova, por exemplo, 70% dos jovens que participam das aglomerações são moradores do próprio bairro. A Prefeitura propôs aos condomínios que utilizem uma lei aprovada em 2017, que permite a contratação da Atividade Complementar da Guarda Civil Municipal para evitar que os fluxos aconteçam.
• Leia mais notícias da região clicando aqui
A Prefeitura também vai intensificar nos locais onde ocorrem os fluxos, a instalação de placas de proibido estacionar após as 22h. Algumas dessas placas já estão instaladas na região do Urbanova. Atualmente, a GCM e os agentes de mobilidade já fazem as notificações, mas a Prefeitura também firmará convênio com a Polícia Militar para que a mesma possa multar quem comete infrações de trânsito.
De acordo com um mapeamento feito pela Guarda Civil em parceria com as policias Civil e Militar, foram identificados vários tipos de fluxo na cidade, que prejudicam a população, sobretudo quem acorda cedo para o trabalho. Ao todo, PM e Prefeitura receberam mais de 44,7 mil reclamações de perturbação do sossego público.
Na zona sul e leste, por exemplo, algumas adegas seriam pontos de concentração para a realização de fluxos. No início deste mês, uma pessoa foi morta no Campo dos Alemães num fluxo em frente a uma adega. Diante desta realidade, sobretudo para evitar aglomerações a Prefeitura enviou um projeto de lei à Câmara que limita o horário de venda de bebidas alcoólicas em adegas, para evitar que elas abasteçam e patrocinem os fluxos. Os estabelecimentos podem continuar suas atividades, mas eles terão que obedecer às novas regras estabelecidas.