Portugal escolheu ampliar a frota de aeronaves KC-390 Millennium, fabricadas pela Embraer, enquanto fortalece suas estratégias de defesa. A decisão aconteceu neste domingo, 15 de junho, em um momento importante para a Força Aérea Portuguesa, que já opera o modelo desde 2023.
Ainda assim, o negócio não se limita à nova aeronave. De acordo com o contrato, serão incluídas dez alternativas de compras, que permitem que outros países da OTAN também adquiram o modelo por meio de Portugal. Dessa forma, o acordo deve ampliar a parceria na área da defesa, aumentando tanto a eficácia nas missões quanto a possibilidade de compartilhar treinamento, assistência técnica e logística.
Portanto, essa parceria fortalece o desenvolvimento da Base Tecnológica e Industrial de Defesa de Portugal, aumentando a eficácia das tropas nas missões especiais. Por outro lado, o negócio proporciona um reforço nas relações internacionais, já que outras nações serão beneficiadas pelas mesmas negociações.
Nuno Melo, ministro da Defesa de Portugal, disse que essa decisão revela a confiança na aeronave, que já é usada pelas tropas portuguesas. Ele ainda acrescentou que o modelo é versátil, capaz de atender às necessidades tanto nas missões de resgate quanto nas de apoio humanitário.
Bosco da Costa Junior, presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança, também reforçou essa parceria. Ele lembrou que o KC-390 é uma das aeronaves multimissão mais eficientes, sendo capaz de apoiar diferentes atividades, como o resgate de tropas, o reabastecimento em voo, o treinamento de tripulação, o combate a incêndios e a avaliação de desastres.
Com uma taxa de 99% nas missões realizadas, o KC-390 se destaca pelo baixo custo, eficácia nas operações e possibilidade de trabalhar em pistas curtas, aumentando ainda mais seu raio de ação nas mais diferentes circunstâncias.