Polícia realiza operação contra furtos de fios de cobre e trilhos da estrada de ferro de Campos do Jordão

(Foto: Divulgação/Polícia Civil)

O Setor de Investigações Gerais de Pindamonhangaba (SIG) e a Delegacia Especializada em Investigações Criminais (Deic) de Taubaté deflagraram, na madrugada deste sábado (29), uma operação de combate a furtos de fios de cobre e trilhos da estrada de ferro de Campos do Jordão em Pindamonhangaba. Cinco mandados de busca e apreensão foram realizados pelos agentes.

• Leia mais notícias da região clicando aqui

De acordo com a Polícia Civil, três bairros da cidade foram alvos da operação: Ipê II, Liberdade e Alto do Cardoso. Foram apreendidos nas casas dos indiciados diversos equipamentos utilizados para furtar os cabos e trilhos, como chaves, ferramentas, catracas, equipamento de tração com cabo de aço para derrubar postes e pedaços de cabos de cobre furtados da estrada de ferro.

Além disso, os policiais localizaram diversas roupas camufladas, bateria de alta potência, luvas de couro, botas e três veículos que foram utilizados nas ações criminosas. Ainda segundo a Polícia Civil, as investigações se iniciaram há cerca de 15 dias, quando se iniciaram uma série de furtos de cabos de cobre e trilhos na estrada de ferro na área dos bairros Bonsucesso e Cerâmica, ambos em Pindamonhangaba.

Os investigadores da SIG e Deic realizaram campanas nas madrugadas, às margens da ferrovia, com o objetivo de identificar os autores. Em uma das campanas, os agentes localizaram um veículo e um investigado, frustrando o furto dos cabos. A partir dessa apreensão, foi possível identificar nove pessoas envolvidas nos crimes e esclarecidos 11 registros de furto qualificado.