Polícia Federal prende suspeito de crimes virtuais em Taubaté, SP

Viaturas da PF estacionados em rua. Polícia Federal prende suspeito de crimes virtuais em Taubaté, SP
(Foto: Divulgação/PF/Crimes virtuais)

A Polícia Federal (PF) efetuou na noite dessa quarta-feira (28), a prisão de um homem suspeito de envolvimento em crimes cometidos por meios virtuais. A ação ocorreu em um estabelecimento comercial na cidade de Taubaté (SP).

Após minuciosas consultas aos bancos de dados disponíveis, os agentes da PF conseguiram localizar o foragido. Contra ele, havia um mandado de prisão preventiva expedido em fevereiro de 2024 pela 5ª Vara Criminal da Comarca de Vitória, no Espírito Santo.

A gravidade dos crimes virtuais

O homem é suspeito de integrar uma organização criminosa que operava por meio de um servidor em rede social. Essa organização praticava crimes de extrema gravidade, especialmente contra crianças, adolescentes e animais. As investigações revelaram os seguintes fatos:

Cyberbullying:

O suspeito e seus comparsas obrigaram uma adolescente a praticar automutilação, escrevendo no próprio corpo com uma lâmina o nome do grupo na rede social.

Maus-tratos e tortura contra animais:

Além disso, o grupo também praticou maus-tratos e tortura contra animais indefesos.

Plano de assassinato transmitido em Live:

O grupo também planejava matar um morador de rua e transmitir essa ação ao vivo em uma live na internet.

Prisão e encaminhamento

Após as formalidades legais, o preso foi encaminhado ao sistema prisional do estado de São Paulo, onde permanecerá à disposição da Justiça. 

Saiba mais

Homem é preso por se passar por menina e extorquir fotos íntimas de menores, em Jacareí

As investigações, iniciadas após uma denúncia formalizada à Polícia Federal, revelaram que o suspeito criava perfis falsos nos aplicativos e, assim, conseguia as imagens. Posteriormente, ele ameaçava as vítimas com a divulgação das fotos nas redes sociais para obter mais imagens.