A diretoria do Pinda Futsal trabalha nos bastidores para concretizar o maior objetivo da história do projeto: disputar uma competição de nível nacional em 2026.
Em entrevista ao programa CBN Vale Esportes desta quinta-feira (3), o treinador e diretor do Pinda Futsal, Lucas Costas ‘Torão’, afirmou que o clube mantém desde junho tratativas buscando viabilizar a participação na Liga Nacional ou no Campeonato Brasileiro de Futsal em 2026.
“As tratativas estão acontecendo há um bom tempo. Desde o mês de junho estamos em contato com as duas entidades. Já temos um parecer positivo da Prefeitura sobre o orçamento para o ano que vem, o que nos coloca um passo à frente”.
A decisão final, no entanto, ainda depende de definições sobre o formato das competições nacionais, visto que a Liga Nacional estuda a criação de uma divisão de acesso, o que amplia as possibilidades para novos participantes. A diretoria do Pinda Futsal ainda está analisando o que seria mais viável para a cidade, levando em consideração três pilares: visibilidade, estrutura e impacto local.
“Temos 90% de chance de disputar a divisão de acesso da LNF. Agora é avaliar com calma o que é mais atrativo e que traga mais retorno para a cidade”, afirmou Lucas Torão.
Tudo indicava que a ‘estreia’ do time da região em campeonatos nacionais aconteceria em 2024. No entanto, o planejamento foi inviabilizado pelo fato de ser um ano eleitoral, já que o Pinda Futsal possui a Semelp (Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Pindamonhangaba) como principal parceira.
Estrutura do Pinda Futsal
Segundo Lucas Torão, o Ginásio Tobias Salgado (Ginásio da Ferroviária), a ‘casa do Pinda Futsal’, cumpre a maioria das exigências das entidades nacionais. Caso seja aprovada a participação, já existe previsão contratual para pequenas adequações na quadra, como o recuo de 40 centímetros nas laterais e fundos.
“É uma adequação simples e rápida de ser feita. Além disso, o tipo de piso usado no ginásio da Ferroviária (cimento) é o mesmo utilizado por outras equipes da Liga Nacional. Não existe obrigatoriedade de piso específico, apenas exigência de qualidade de jogo. Inclusive, há clubes na Liga Nacional que atuam com estrutura inferior à nossa”.
Títulos e a busca pela tríplice coroa
O Pinda Futsal conquistou em março o título inédito da Supercopa da Liga Paulista e em junho o bicampeonato da Copa da Liga Paulista. A meta, segundo Torão, é conquistar o título da Liga Paulista no segundo semestre, alcançando assim a chamada ‘tríplice coroa’: Supercopa, Copa LPF e a Liga Paulista.
“Era uma obsessão nossa e conseguimos. A Copa da LPF era prioridade e o nível foi altíssimo. Embora com menos equipes, todas estavam muito reforçadas. A rivalidade aumentou com times como Pinda, Barão e Dracena. Agora, queremos disputar também a Liga Paulista e conquistar a tríplice coroa”
A participação na Liga Paulista ainda não está confirmada, visto que depende da definição de alguns pontos junto ao poder público. Porém, Lucas Torão ressaltou que tudo está bem encaminhado e que a confirmação virá o quanto antes.
Elite
Com os títulos e desempenho recente, o Pinda Futsal passou a ser considerado por muitos como a ‘equipe a ser batida’, ganhando visibilidade e respeito no cenário estadual, tanto que o clube tem como meta se consolidar como ‘a quinta força do futsal paulista’, atrás de: Corinthians, Magnus, Santo André e São José.
“Estamos batendo nessa porta há um tempo. Hoje vejo a gente muito próximo do São José, principalmente pelo que temos representado em quadra. Eles ainda estão na Liga Nacional, mas com nosso foco no estadual, queremos classificar entre os quatro ou cinco primeiros para disputar uma semifinal”, avaliou.
O foco do Pinda Futsal se vira agora para a sequência do Campeonato Paulista da Federação e para a disputa da 67ª edição dos Jogos Regionais, que acontecerá de 3 a 13 de julho em São José dos Campos.