Parque Vicentina Aranha recebe 9ª edição da Festa Literomusical de São José dos Campos

Aconteceu na manhã da última terça-feira (29), no Parque Vicentina Aranha, a abertura da 9ª edição da FLIM
(Foto: Taís Valenca/Duo Àvuà/FLIM 2023) 

Aconteceu na manhã da última terça-feira (29), no Parque Vicentina Aranha, a abertura da 9ª edição da FLIM (Festa Literomusical de São José dos Campos). O evento acontecerá nos dias 15, 16 e 17 de setembro, e contará com a participação de artistas da música e literatura brasileira, entre revelações e nomes consagrados, partindo das reflexões da pensadora estadunidense bell hooks.

Com o tema “Além disso – O amor como prática”, a FLIM 2023 promete apresentar o amor como prática cotidiana, como ação engajadora, o afeto pelo que nos cerca, a potência do amor em todas as suas formas.

(Foto: Marcelo Rocha/CBN Vale)

Atrações da FLIM

A equipe curatorial será formada por Alice Penna e Costa, Tania Rivitti, Bianca Mantovani e Maria Beatriz Machado. As mesas literárias contarão com temáticas referentes ao amor em todas as suas formas, o erotismo, o amor pela terra, relações LGBTQIAP+, a genialidade de Cassiano Ricardo, entre outros temas.

Sob o tema “Mapa da Energia Criativa – o fascinante empreendedorismo criativo no Vale do Paraíba“, a mesa de abertura da FLIM 2023, na noite da sexta-feira (15), vai contar com as participações de Ana Carla Fonseca, Luiza Morandini, Ana Pirolo e Cilene Lima para falarem sobre esse universo potente, diverso, resiliente e surpreendente.

Alice Penna e Costa, Tania Rivitti e Bianca Mantovani, curadoras da FLIM 2023)
(Foto: Marcelo Rocha/CBN Vale/Alice Penna e Costa, Tania Rivitti e Bianca Mantovani, curadoras da FLIM 2023)

A mesa “Todo o amor que houver nessa vida“, terá Renato Noguera e Juliana Borges, com mediação de Bianca Mantovani. “Que pode uma criatura senão, entre criaturas, amar?” reunirá Humberto Werneck, Eliane Robert Moraes e Midria, com mediação de Alice Penna e Costa.

Homenageando o centenário da entrada do escritor Cassiano Ricardo na imprensa, Neide Duarte, Ivan Marques e Zé Katimba se encontram em “Cassiano, o poeta múltiplo”, com mediação de Júlio Ottoboni. Eduardo Góes Neves e Daniel Munduruku participam de “Afagar a terra, conhecer os desejos da terra”, com mediação de Tania Rivitti. E João Silvério Trevisan, Geni Núñez, com mediação de Guilherme Terreri Lima Pereira, mais conhecido pelo nome artístico Rita Von Hunty, conduzem “Toda maneira de amor vale amar”.

Aconteceu na manhã da última terça-feira (29), no Parque Vicentina Aranha, a abertura da 9ª edição da FLIM
Renato Noguera | Foto: Acervo Pessoal

As atrações musicais da FLIM serão variadas, e contarão com a presença da cantora Luana Bayô, Duo Àvuà, e do coletivo Menina Bonita SambaSystem.

A FLIM contará também com a presença de diversas escolas públicas e particulares, com o intuito de aproximar a juventude da cidade da cultura local e nacional. Haverá ações com escolas em meios periféricos, entre diversas atividades para envolver os jovens.

A rua Engenheiro Prudente Meireles de Morais será fechada nos dias 16 e 17 para que haja mais um espaço de shows, lazer, qualidade de vida e gastronomia. O evento é gratuito e para entrar, basta estar apto a se entregar ao conhecimento e à cultura.