Paraibuna e São Luiz do Paraitinga sofrem com chuvas

Paraibuna e São Luiz do Paraitinga sofrem com chuvas
Paraibuna e São Luiz do Paraitinga sofrem com chuvas

As chuvas deste final de semana causaram estragos em diversas cidades do Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira.

Entre as cidades mais afetadas estão Paraibuna, São Luiz do Paraitinga, Lagoinha, Santo Antônio do Pinhal, São Bento do Sapucaí, Jambeiro, Aparecida, Campos do Jordão e Guaratinguetá, sendo Paraibuna e São Luiz do Paraitinga as que apresentaram maiores prejuízos.

Paraibuna e são luiz

A cidade de Paraibuna foi atingida por uma tromba d’água, trazendo aproximadamente 100 milímetros de chuva em um período de 20 minutos.

De acordo com o Prefeito Vitão Miranda (PSDB), que esteve ao vivo no Jornal CBN Vale 1ª Edição desta segunda-feira (26), três pontes caíram, impedindo o acesso a diversos bairros da cidade. Os mais afetados foram os bairros de Laranjeiras, Vila Amélia, Morro Azul, Espírito Santo, Ilhéus, Salto e a zona rural da cidade. As pontes continuam interditadas, mas outras vias que tinham sido afetadas por deslizamentos estão sendo parcialmente liberadas após um trabalho de limpeza, porém o acesso aos bairros continua difícil.

A Rodovia dos Tamoios também precisou ser interditada no trecho que corta a cidade em decorrência de uma inundação, e de acordo com o Vitão, a situação na pista já está normalizada.

De acordo com o Prefeito, 50 casas foram atingidas e as famílias precisaram deixa-las, mas já puderam retornar às suas residências após vistoria. Estão sendo arrecadados insumos para ajudar as famílias, sendo o principal centro de arrecadação na Igreja Nossa Senhora de Fátima, no bairro Vila Fátima. Segundo Vitão, as famílias necessitam com urgência de roupa de cama entre outros itens, pois alguns perderam tudo o que tinham em suas casas. A Prefeitura distribuiu alguns colchões e outros materiais para cuidados pessoais dessas pessoas, e segue trabalhando na limpeza e reconstrução da cidade.

O Governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) prestou apoio à Prefeitura, juntamente com a Defesa civil, que disponibilizou agentes para auxiliar na recuperação da normalidade na cidade.

São Luiz do Paraitinga

Em São Luiz do Paraitinga, o Rio Paraitinga, que corta a cidade, transbordou e chegou a ter o nível da água elevado em mais de 5m em relação à calha.

De acordo com a Defesa Civil do Estado de São Paulo, aproximadamente 200 moradias foram afetadas e 18 pessoas tiveram que deixar suas casas, sendo que cinco delas já retornaram na manhã desta segunda-feira (25) para suas casas, enquanto outras treze permanecem no abrigo da Prefeitura.

A Defesa Civil do Estado disponibilizou para os moradores atingidos materiais de ajuda humanitária, kits de higiene e limpeza e cestas básicas, além de colaborar com a limpeza dos locais atingidos.

As cidades permanecem em estado de alerta em decorrência das chuvas e a Defesa Civil permanece trabalhando nos municípios mais afetados.