Para não perder vacinas, Ministério amplia a faixa etária de imunização contra a dengue

Para não perder vacinas contra a dengue, Ministério amplia a faixa etária de imunização
Para não perder vacinas contra a dengue, Ministério amplia a faixa etária de imunização. Paulo Pinto – Agência Brasil

O Ministério da Saúde autorizou a aplicação das vacinas contra a dengue que estiverem próximas ao vencimento em pessoas fora da faixa etária original do SUS e também o remanejamento das doses para municípios ainda não contemplados. A medida foi publicada nesta sexta-feira (14) em nota técnica direcionada a todos os estados e ao Distrito Federal.

A decisão tem o objetivo de evitar desperdício e ampliar a proteção contra a doença, especialmente diante do aumento dos casos registrados no país.

Novas orientações para a vacinação

  • Vacinas com 2 meses de validade: Poderão ser aplicadas em pessoas de 6 a 16 anos, além de serem remanejadas para municípios onde a vacinação ainda não ocorreu.

  • Vacinas com 1 mês de validade: A faixa etária poderá ser ampliada até 59 anos e 11 meses, de acordo com as especificações da bula da vacina.

Atualmente, a vacina contra a dengue no SUS é voltada para pessoas de 10 a 14 anos. A expansão da faixa etária será realizada conforme a disponibilidade de doses e a situação epidemiológica de cada município.

Importância de completar o esquema vacinal

A vacina contra a dengue requer duas doses para garantir a imunização completa. Segundo o Ministério da Saúde, em 2024, foram enviadas 6,5 milhões de doses para os municípios, mas apenas 3,8 milhões foram aplicadas. O cenário é ainda mais crítico entre os adolescentes, com 1,3 milhão de jovens que não retornaram para a segunda dose.

Busca ativa

O Ministério recomenda que os estados e municípios intensifiquem as estratégias de busca ativa, identificando e mobilizando aqueles que ainda não completaram o esquema vacinal.

Vacinação no Brasil

O Brasil foi o primeiro país a disponibilizar a vacina contra a dengue no Sistema Único de Saúde (SUS) de forma universal. Desde fevereiro de 2024, a vacinação foi iniciada em 315 municípios, e atualmente está disponível em 1.921 municípios, de acordo com o Ministério da Saúde.

A vacinação é parte de uma estratégia coordenada, levando em consideração o cenário epidemiológico da dengue no país e a decisão pactuada entre os estados e municípios.

*Com informações da Agência Brasil.