
O Papa Francisco fez uma aparição pública surpresa neste domingo (06) na Praça São Pedro, no Vaticano — a primeira desde que recebeu alta hospitalar há duas semanas. Aos 88 anos, o pontífice cumprimentou fiéis e parecia de bom humor, sentado em uma cadeira de rodas e com auxílio de uma cânula nasal para respirar.
Sua presença não estava prevista. O Vaticano havia anunciado que o papa só voltaria a aparecer em público no dia 20 de abril, durante a tradicional bênção “urbi et orbi” da Páscoa. Mesmo assim, Francisco atravessou um corredor no meio da multidão, aplaudido pelos presentes, cumprimentou algumas pessoas e permaneceu em um palco, afastado, durante a permanência na praça. Veja o vídeo abaixo.
Ver esta publicação no Instagram
Francisco foi internado no Hospital Gemelli, em Roma, em 14 de fevereiro, inicialmente com uma infecção respiratória grave, posteriormente diagnosticada como infecção polimicrobiana, que evoluiu para pneumonia nos dois pulmões. Ele recebeu alta no dia 23 de março, após passar cinco semanas internado — período que marcou a pior crise de saúde desde o início de seu papado, em 2013. Segundo os médicos, o papa chegou a correr risco de morte e deve passar ainda por pelo menos dois meses de recuperação completa.
Na aparição deste domingo, Francisco demonstrou sinais de melhora. Conseguiu mover os braços com mais facilidade e, embora a voz ainda estivesse fraca, mostrava-se mais firme do que na última vez em que foi visto publicamente, pouco antes de deixar o hospital, quando mal conseguia falar ou levantar os braços.
A melhora física foi celebrada por fiéis e observadores, diante das preocupações com a saúde do líder da Igreja Católica.