Ovos de Páscoa estão, em média, 21,68% mais caros que em 2020, diz Nupes

(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O preço de todos os produtos típicos da Semana Santa e da Páscoa subiu 5,20% no Vale do Paraíba neste ano comparado com o mesmo período de 2020. A informação é do Núcleo de Pesquisas Econômicas Sociais (Nupes), da Unitau.

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Dos seis produtos pesquisados, cinco deles apresentaram aumentos médio acima da da inflação oficial do período. O maior aumento de preço foi do file de peixe com alta de 28,78% e a menor variação média positiva foi dos bombons em caixa de 300g que aumentou 4,06%.

Os produtos foram pesquisados em São José, Caçapava, Taubaté e Campos do Jordão. Além do filé de peixe e bombons, também foram levantados os preços dos ovos de páscoa com (+21,68%) e sem brinquedos (+8,95%), bacalhau (+5,36%), azeitona (+24,24%) e bombons (+4,06%). 

As variações ocorrem tanto pela desvalorização do real frente ao dólar, em 9,11%, nos últimos 12 meses, quanto pela crise causada pelo novo coronavírus.

Confira a tabela de preços com variações de 2020 para 2021:

(Foto: Divulgação/Nupes)

Dicas

O Nupes orienta os consumidores a continuarem pesquisando, devido às diferenças nos preços dos produtos entre os estabelecimentos. O fundamental é pesquisar preços e qualidade do produto. Por exemplo, ovos de Páscoa caseiros sempre são mais baratos, mas temos de considerar importante sua procedência.

Na compra dos ovos de Páscoa, o consumidor deve ficar atento as informações detalhadas sobre data de validade do produto, peso e composição. A embalagem deve estar em boas condições de armazenamento, verificando se não há amassados, furos ou quebras que podem contaminar o produto. Não compare número e sim peso.

Já em relação aos peixes frescos, o cuidado está na sua conservação, devem estar bem armazenados e em gelo. Observa-se na tabela uma grande diferença nos preços dos peixes que está relacionada à qualidade e tipo do produto.

Além disso, o ideal é comprar o quanto antes e não deixar para última hora, pois a tendência é sempre de aumento de preço do produto, além de menor variedade.