Ônibus que tombou não tinha autorização para viagem entre estados

De São Luiz do Paraitinga, Emerson Tersigni
CBN Vale do Paraíba | 14.11.2021

ônibus acidente oswaldo cruz
(Foto: Divulgação/DER)

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) informou que o ônibus que tombou no último sábado (13) com 66 passageiros na Rodovia Oswaldo Cruz, em São Luiz do Paraitinga, não estava autorizado a fazer viagem interestadual. O coletivo havia saído da capital paulista com destino a Paraty/RJ, mas se envolveu em um acidente onde cinco pessoas morreram na hora e outras 48 haviam sido resgatadas.

• Leia mais notícias da região clicando aqui

De acordo com a ANTT, o veículo se encontra inativo no sistema da Agência e não tinha autorização para ir até o litoral do Rio de Janeiro. O questionamento da CBN surgiu após a Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) ter informado esta reportagem que a empresa comunicou ao orgão estadual a realização de uma viagem de São Paulo com destino a Ubatuba, no litoral norte.

Assim, a fiscalização quanto ao trajeto interestadual é de competência da ANTT, que prosseguirá tomando as medidas em relação à ocorrência e informou, em nota, que trabalha “dioturnamente fiscalizando o transporte interestadual remunerado de passageiros em todo o país, para dar segurança à população e evitar a circulação do transporte clandestino”.

A Artesp também informou que, apesar da irregularidade para o transporte interestadual, o ônibus envolvido na ocorrência tinha vistoria válida junto à Agência até 2022 e que a empresa, embora esteja com registro válido até 2025, será devidamente notificada para esclarecimentos sobre o não cumprimento do comunicado de viagem realizado junto ao órgão.

ônibus acidente oswaldo cruz

ACIDENTE

O caso foi registrado ainda no sábado pela Delegacia de São Luiz do Paraitinga. De acordo com a Polícia Civil, no Km 78, uma inspeção de tráfego informou ao motorista do ônibus de que veículos desse porte não tinha permissão para descer e/ou subir a serra. Com isso, o ônibus retornou, e no Km 75, se deparou com um carro de passeio fazendo uma ultrapassagem irregular no local, vindo na contra-mão.

Em seguida, o motorista tentou desviar para a esquerda, mas veio a perder o controle da direção, tombando em cima de uma mureta de concreto existente na rodovia. Segundo a Polícia, o motorista se ofereceu a fazer o teste do etilômetro mesmo abalado, e o resultado foi negativo para álcool no sangue.

Ele está em estado de choque pois uma das vítimas do acidente é a própria filha, de apenas 8 anos, que não resistiu aos ferimentos e morreu. Por esse motivo, o condutor ainda não prestou depoimento às autoridades. Outra vítima falecida, segundo a Polícia, é Solange Santana Novaes, moradora da capital.

A reportagem entrou em contato com os Institutos Médicos Legais (IML) de Taubaté e Caraguatatuba, locais onde foram encaminhados os corpos das seis vítimas. Em Taubaté, cinco corpos foram levados e quatro já foram liberados – incluindo a filha do motorista. Ainda resta um corpo para ser identificado. Já em Caraguá, um único corpo foi encaminhado, o de Solange, e já liberado para família.

ônibus acidente oswaldo cruz
(Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros)
MAIS INFORMAÇÕES

A empresa do ônibus envolvido no acidente contratou um veículo para realizar o transporte das vítimas que saíram ilesas e que tiveram alta dos hospitais, de volta para São Paulo, e agora às 11h, a equipe da empresa liberou um ônibus que sairá de São Paulo para levar os familiares das vítimas que continuam internadas.

Outras 48 pessoas foram resgatadas no local com ferimentos, algumas delas com casos de amputação de membros. Ainda segundo o boletim de ocorrência, duas pernas humanas foram encontradas no local do acidente e encaminhadas ao IML. Os feridos foram levados à Santa Casa e Unidade Ipiranguinha, em Ubatuba, além do pronto-socorro de São Luiz do Paraitinga e ao Hospital Regional de Taubaté.

Além disso, 12 pessoas ficaram ilesas ao ocorrido e não necessitaram de socorro. Os Bombeiros trabalharam até às 14h de ontem no destombamento do veículo em parceria com o DER (Departamento de Estradas e Rodagens) e deixou, em seguida, o local aos cuidados da perícia.

ônibus acidente oswaldo cruz
(Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros)