Número de pessoas mortas em confronto com a polícia tem aumento no Vale

Número de pessoas mortas em confronto com a polícia tem aumento no Vale. Foto: Agência Brasil
Número de pessoas mortas em confronto com a polícia tem aumento no Vale. Foto: Agência Brasil

A Região Metropolitana do Vale do Paraíba (RMVale) teve um aumento considerável em 2023 no número de pessoas mortas em confronto com a polícia, chegando a 47%, se comparado com o ano de 2022. Com isso, é a terceira região do Estado de São Paulo, com aumento de 17 para 25 mortes.

Em entrevista ao Jornal O Vale, a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP) informou que no ano passado, foram 23 mortes por policiais militares em serviço e duas por policiais civis, no serviço e de folga. Em todo o estado, as mortes em confronto subiram 20%, totalizando 504 em 2023 contra 419 mortes em 2022.

 As únicas regiões que tiveram números mais expressivos foram Araçatuba, com 66% e Bauru, com 60%.

Saiba mais Número de pessoas

São José dos Campos tem redução de mortes no trânsito em 2023, diz Infosiga

São José dos Campos reduziu o número de mortes no trânsito em 2023 em relação a 2022 (foram 49 óbitos no ano passado e 51 no ano retrasado). Os dados foram publicados na última segunda-feira (15) pelo Infosiga, banco de dados do Governo do Estado de São Paulo sobre acidentes de trânsito.

Esse balanço corresponde aos acidentes de trânsito em vias urbanas, sob jurisdição municipal, onde o município pode atuar.

A principal vítima do trânsito em 2023 foi homem (77,5%), motociclista (47%), com idade entre 30 e 59 anos (41%). Ao todo, foram 23 óbitos envolvendo motociclistas, 16 pedestres, cinco automóveis, quatro bicicletas e um caminhão. Entre as vítimas, 38 homens e 11 mulheres.

Segundo dados da Prefeitura, São José dos Campos possui uma frota de mais de 477 mil veículos e as motocicletas representam 15% do total.

Diariamente, existe na cidade ações do Educamob em escolas, bares, operações de trânsito com pedestres, ciclistas e motociclistas, com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre as boas práticas no trânsito.