Novo reitor do ITA anuncia projetos para a gestão

Novo reitor do ITA anuncia projetos para a gestão
Novo reitor do ITA anuncia projetos para a gestão

O novo reitor do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), professor doutor Antônio Guilherme, irá assumir na próxima semana. O professor esteve presente no Jornal CBN Vale 1ª Edição desta quarta-feira (17) e nos explicou sobre seus planos e projetos para o mandato.

De acordo com Antônio, a vontade de se candidatar à reitoria do ITA surgiu como um desejo de gratidão pelo que foi vivido por ele dentro da Aeronáutica. Formado no ITA, o professor não seguiu a carreira militar, mas esteve sempre presente na realidade do Instituto.

“O ITA possibilitou que eu adquirisse uma maturidade maior e um caráter, que viria a ser extremamente útil na entrada no mercado de trabalho e na própria vida pessoal”, alega o professor ao ser questionado sobre a importância dos ensinamentos do ITA.

Para o ano de 2024, segundo o novo reitor, o Instituto Tecnológico da Aeronáutica estuda a expansão para a abertura de um campus na cidade de Fortaleza, no Ceará, cidade natal do Marechal Casimiro Montenegro, um dos fundadores do ITA. Outro ponto que leva à ideia de levar um campus para Fortaleza é o fato de aproximadamente 40% dos alunos aprovados no ITA estudaram em algum momento da vida em alguma instituição de ensino no Ceará. A ideia ainda está sendo estudada, e a estrutura seria instalada em uma antiga base da Força Aérea em Fortaleza. As obras ainda não iniciaram, e a previsão é de conclusão das obras até 2028.

Para adentrar no ITA, é necessário prestar o vestibular da instituição, e em 2024 ainda será agendada a prova. O aluno do ITA, além de poder entrar na realidade militar, tem também direito a alojamento e mantimento da própria Força Aérea. Recentemente o Campus do ITA passou por uma expansão em seus alojamentos, em decorrência da maior procura pelos cursos de engenharia do Instituto. 

Atualmente, o ITA tem expandido suas fronteiras. De acordo com o novo reitor, a antiga gestão entendeu a necessidade de expandir as fronteiras em busca de evolução tecnológica. Nos últimos anos, uma parceria com o instituto de Engenharia Aeronáutica ISAE-SUPAERO, da França, tem auxiliado na formação de alunos das duas instituições. 

A posse do novo reitor acontecerá na próxima quinta-feira (25), e a gestão permanecerá até o ano de 2027.