
O novo arcebispo de Aparecida, Dom Mário Antônio da Silva, assume oficialmente o comando da arquidiocese neste sábado (2), no Santuário Nacional.
Horas antes da cerimônia de posse, o religioso concedeu uma entrevista coletiva onde traçou as metas de sua gestão, defendendo uma Igreja atuante em questões sociais e próxima aos mais vulneráveis.
Dom Mário, que sucede a Dom Orlando Brandes, reforçou que a missão de evangelizar deve caminhar junto com a preocupação com o sofrimento e o desenvolvimento das pessoas. Entre os temas destacados pelo novo arcebispo, estão a acolhida a migrantes, a formação política consciente dos fiéis e a necessidade de um diálogo mais próximo com a juventude.
Em relação ao cenário eleitoral de 2026, o religioso afirmou que a Igreja deve atuar na formação da consciência da população, focando no bem comum e na análise de propostas, sem indicar candidatos ou partidos. Ele ressaltou que a política deve ser acompanhada durante todo o tempo, e não apenas no dia da votação.
“Nossa preocupação é formar a consciência para que cada cidadão sinta-se livre na sua decisão. não cabe a nós, igreja, nós não somos partidos políticos, não cabe a nós nem apresentar fulano, ciclano e muito menos indicar ou, às vezes, influenciar interesseiramente em algum resultado ou na aprovação de alguém, mas fazer com que as pessoas têm possibilidade, capacidade de conhecer propostas e pessoas e decidir livremente para que o seu voto seja de convicção pessoal para o bem comum e para a dignidade da vida e tantos outros âmbitos à luz da doutrina social da igreja”, afirmou.
Ver esta publicação no Instagram
Por fim, o novo arcebispo também enfatizou que manterá o legado de acolhimento aos romeiros na Capital Mariana do Brasil, unindo a espiritualidade popular à sensibilidade social. Dom Mário Antônio chega ao Vale do Paraíba após uma trajetória marcada pela atuação humanitária no estado de Roraima.
Nomeação do arcebispo
Aos 59 anos, Dom Mário se torna o sexto arcebispo de Aparecida. Ele foi nomeado em março de 2026. Além disso, afirmou que recebeu a missão com obediência e destacou a importância da cidade para a fé católica no país.
Além disso, o novo arcebispo assume também a responsabilidade por municípios da região. Entre eles estão Guaratinguetá, Potim, Roseira e Lagoinha. Segundo ele, a ligação com a devoção a Nossa Senhora fortalece o trabalho pastoral nas comunidades.
Biografia de Dom Mário
Dom Mário Antônio da Silva nasceu em 17 de outubro de 1966, em Itararé (SP). Desde cedo, seguiu a vocação religiosa e ingressou no Seminário Maior Divino Mestre, da Diocese de Jacarezinho (PR).
Posteriormente, foi ordenado sacerdote em dezembro de 1991, aos 25 anos. Ao longo da trajetória, atuou como formador, professor e coordenador de ações pastorais. Além disso, exerceu funções importantes em seminários e na pastoral vocacional.
Em 2010, recebeu a ordenação episcopal e assumiu como bispo auxiliar de Manaus. Em seguida, em 2016, tornou-se bispo de Roraima. Nesse período, desenvolveu trabalhos com migrantes, refugiados e povos indígenas.
Mais tarde, em 2022, foi nomeado arcebispo de Cuiabá. Na função, priorizou ações sociais e formação de lideranças. Além disso, paralelamente, atuou como administrador apostólico em outra diocese entre 2023 e 2024.
Desde 2020, preside a Cáritas Brasileira, organização voltada a ações sociais da Igreja. Agora, com a posse em Aparecida, assume uma das principais arquidioceses do país.
