Novak Djokovic está fora do Australian Open e será deportado

Novak Djokovic é excluído do Australia Open por não ter se vacinado contra a Covid-19
(Foto: Reprodução)

O tenista sérvio Novak Djokovic está oficialmente fora do Aberto da Austrália, o primeiro Grand Slam da temporada do tênis profissional em 2022.

Djokovic foi julgado neste domingo (16) pelo Tribunal de Justiça da Austrália, que rejeitou o recurso de sua defesa e manteve a suspensão do visto de entrada no país. Com a decisão, o atleta não poderá defender o título do torneio, e agora, o atual campeão da competição será deportado da Austrália.

Djokovic entrou na Austrália no dia 5 de janeiro sem se vacinar contra a covid-19 e alegou que testou positivo para a doença em 16 de dezembro. Ao desembarcar no aeroporto, ele foi parado pela polícia alfandegária por não apresentar todos os documentos necessários para justificar a entrada no território australiano, entre eles o comprovante de vacinação.

Na última sexta-feira (14), o visto do sérvio foi cassado em decisão tomada por Alex Hawke, Ministro da Imigração, e neste sábado (15), horas antes da última audiência, ele foi novamente detido e levado para o hotel onde ficou confinado.

Além de perder o torneio, a lambança de Djokovic, que chegou a ser apelidado internacionalmente como “DjoCovid“, vai pensar também em seu bolso, já que a justiça australiana determinou que ele pague os custos do processo. O julgamento, que começou à noite na Austrália, terminou depois de quase nove horas de embates entre defesa e acusação.

A estreia de Djokovic estava marcada para esta segunda-feira (17) quando ele enfrentaria o compatriota Miomir Kecmanovic pela primeira rodada do Aberto da Austrália. O cronograma do primeiro Grand Slam da temporada 2022 havia sido confirmado pouco antes da decisão da justiça australiana.

O atual número 1 do mundo buscaria seu 21º título de Grand Slam, ele é o recordista de títulos no Australian Open com nove triunfos, incluindo três consecutivos.

O primeiro-ministro do país, Scott Morrison comemorou o resultado do julgamento:  “decisão de manter nossas fronteiras fortes e manter os australianos seguros”. “Agora é hora de continuar com o Australian Open e voltar a curtir o tênis durante o verão”, disse Morrison em comunicado.

Tristeza para Djokovic, alegria para o italiano Salvatore Caruso (150 do ranking mundial), que será o seu substituto no torneio. Caruso havia sido eliminado da fase qualificatória da competição, mas ganhou vaga na chave principal por conta da ausência do líder do ranking mundial.