“Nós entendemos que é melhor abrir mão da Copa Paulista e focar na Série D”, diz diretor-geral da SAF do São José EC

São José EC

São José EC foi o vice-campeão da última edição da Copa Paulista
São José EC foi o vice-campeão da última edição da Copa Paulista. Foto: João Loureiro/Ag. Paulistão

O São José EC não irá disputar a Copa Paulista deste ano. A decisão foi confirmada pelo diretor-geral da SAF, Bruno Casarini, durante uma entrevista concedida nas redes sociais da Águia do Vale na última sexta-feira (12).

Segundo Bruno, a decisão acontece devido a questões logísticas e de calendário, já que o time da região disputará neste segundo semestre o Campeonato Brasileiro da Série D, que acontece de forma simultânea com a Copa Paulista.

“Clubes que participaram das duas competições, como XV de Piracicaba e Santo André, afirmaram ser muito complicado, porque é preciso organizar e ter elenco para as duas competições. Isso dobra os custos, já que aumenta o número de jogadores e de membros da comissão técnica”, disse Bruno Casarine.

Uma das alternativas era atuar com o time Sub-20 na Copa Paulista, mesmo método utilizado pelo Santo André na edição do ano passado. O Ramalhão estava disputando a Série D do Brasileiro e o time Sub-20 e acabou sendo eliminado na primeira fase da Copa Paulista, ocupando a penúltima posição do Grupo 3, com 10 pontos. Em 10 jogos, foram três vitórias, um empate e seis derrotas.

Time do Sub-20 do São José EC antes de partida no estádio Martins Pereira
Time do Sub-20 do São José EC antes de partida no estádio Martins Pereira. Foto: Tião Martins/ FI

Bruno Casarine afirmou que essa ideia não pode ser executada com o São José. Segundo ele, existe um abismo técnico muito grande entre um time Sub-20 e um time profissional”.

Ele também ressaltou que o melhor é o “Sub-20 continuar jogando o Campeonato Paulista Sub-20 e o time principal focar na disputa da Série D”, no qual o objetivo é o acesso à Série C em 2025.

“O sub-20 foi formado em janeiro. São bons jogadores, são de São José dos Campos e atuaram pelo no primeiro semestre em campeonato através da parceria do Atleta Cidadão da Prefeitura de São José dos Campos. Nós não sentimos confiança em entrar em outro campeonato, até porque quando entramos em uma competição a cobrança é forte e o nosso Sub-20 não está preparado para jogar uma Copa Paulista”

A estreia do São José EC na Série D do Brasileiro será no dia 27 (sábado), contra o Costa Rica-MS, às 18h, no estádio Martins Pereira.