Museu do Folclore integra o Cadastro Estadual de Museus de São Paulo

Museu do Folclore SJC
(Foto: PMSJC/Museu do Folclore SJC)

A cidade de São José dos Campos foi contemplada com o registro no Cadastro Estadual de Museus de São Paulo, o CEM, que é mantido pelo Sistema Estadual de Museus, o Sisem. Agora o Museu do Folclore faz parte deste sistema que preserva e promove a cultura e a história no estado.

• Leia mais notícias da região clicando aqui

Segundo o documento, o processo cadastral do museu foi deferido pela maioria absoluta dos integrantes do Conselho de Orientação do Sisem, após sessão ordinária realizada segunda-feira (19). Os conselheiros consideraram que o museu está apto a acessar uma segunda etapa do processo.

Ligado à FCCR (Fundação Cultural Cassiano Ricardo), o Museu do Folclore é gerido pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos, com sede em São José dos Campos, mediante um termo de colaboração.

Políticas públicas

O Cadastro Estadual de Museus é uma ferramenta para gestão de políticas públicas, que tem como objetivo estabelecer padrões de coleta, análise e produção de indicadores e informações sobre os museus paulistas. Ele está inserido nas ações da Secretaria de Cultural e Economia Criativa de São Paulo.

Para passar pelo processo cadastral, o Museu do Folclore preencheu um formulário específico (Instrumento de Qualificação Cadastral – IQC) e foi submetido à uma visita técnica de aferição, realizada em fevereiro deste ano.

Vantagens

A grande vantagem para o Museu do Folclore, de passar a integrar o CEM, é que a partir de agora será possível participar de eventos, publicações, cursos, palestras, oficinas, campanhas e muitas outras ações realizadas pelo Sisem. 

O presidente do CECP, Ricardo Savastano, ressalta que a aprovação unânime dos conselheiros do Sisem significa, também, um reconhecimento da instituição pelo trabalho que o Museu do Folclore realiza há 25 anos.