Mulher ligada ao PCC e CV é presa por tráfico em Taubaté

Mulher ligada ao PCC e CV é presa por tráfico em Taubaté

Mulher ligada ao PCC e CV é presa por tráfico em Taubaté
Foto: Reprodução / TV Globo

Uma mulher suspeita de atuar como uma das principais operadoras do tráfico para duas grandes facções criminosas, foi presa em Taubaté, no interior de São Paulo, na manhã desta quarta-feira (02).

Ana Lúcia Ferreira, de 41 anos, é apontada pela polícia como responsável por intermediar a compra e o transporte de drogas e armas para o Primeiro Comando da Capital, o PCC, e o Comando Vermelho, CV.

A prisão foi feita por agentes da Polícia Civil do Rio de Janeiro e contou com apoio da Delegacia Seccional de Taubaté. Um carro e um celular que estavam com a suspeita foram apreendidos.

De acordo com os investigadores, Ana Lúcia atuava como traficante interestadual e gerenciava a logística das negociações entre os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul. Ela levava uma vida de luxo, com imóveis, veículos e joias, incompatíveis com sua renda declarada.
Ana é ex-mulher de Elton Leonel da Silva, um dos principais líderes do PCC e, por anos, considerado um dos maiores fornecedores de armas e drogas da América Latina.

A investigação – PCC e CV

A investigação começou a há mais de um ano, com foco inicial em outro suspeito.

A partir da análise financeira, os policiais chegaram até Gustavo Miranda de Jesus, acusado de movimentar mais de 250 milhões de reais em nome da facção. Ele usava empresas de fachada, bailes funk e até a própria família para lavar o dinheiro, segundo a polícia.

Já Ana Lúcia é considerada peça-chave na aproximação entre o PCC e o Comando Vermelho. Ainda de acordo com a polícia, ela usava seus contatos na fronteira com o Paraguai, em Ponta Porã, para intermediar o tráfico internacional de armas e drogas entre as organizações criminosas.

Os envolvidos foram indiciados por tráfico interestadual de drogas, comércio ilegal de armas, associação criminosa e lavagem de dinheiro