Morre o engenheiro Walter Bartels, aos 84 anos

Morre o engenheiro Walter Bartels, aos 84 anos
(Reprodução) Morre o engenheiro Walter Bartels, aos 84 anos

Faleceu nesta terça-feira (16), o Engenheiro Aeronáutico Walter Bartels, aos 84 anos, em São José dos Campos. Graduado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Bartels participou do primeiro voo da aeronave Bandeirante, em 1968, que levou à criação da Embraer.

• Leia mais notícias da região clicando aqui

Durante a carreira no Centro Técnico Aeroespacial (CTA), Walter colaborou com o processo de desenvolvimento e certificação de aeronaves após a conclusão de sua especialização em ensaios de voo na França.

Ingressou na Embraer em 1976 como gerente de divisão de engenharia aeronáutica. Representou a empresa em diversos projetos internacionais e programas de exportações feitas pela Embraer.

Em 1995, Bartels assumiu a presidência da Associação das Industrias Aeroespaciais do Brasil, entidade que congrega e representa as empresas brasileiras do setor aeroespacial, e esteve na liderança até 2019, sempre defendendo os interesses dos setores aeronáuticos do país.

Em nota, a Embraer e a Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil (AIAB) lamentaram o falecimento de Walter Bartels. A causa da morte ainda não foi divulgada.

Saiba Mais

Empresa de defesa aeroespacial de São José dos Campos recebe investimento bilionário

Uma empresa de defesa aeroespacial de São José dos Campos vai receber um investimento de R$ 3 bilhões de companhia internacional dos Emirados Árabes Unidos

O anúncio foi feito nesta segunda-feira (15) durante uma visita de uma delegação de representantes do governo do Estado de São Paulo e da Prefeitura de São José dos Campos, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. O prefeito de São José dos Campos, Anderson Farias (PSD), e o vice-governador de São Paulo, Felício Ramuth (PSD), integraram a delegação.

O investimento bilionário será feito na Siatt (Sistemas Integrados de Alto Teor Tecnológico), cuja sede fica em São José dos Campos. A parceria entre a empresa joseense e o Grupo EDGE dos Emirados Árabes começou em setembro de 2023, quando 50% das ações da Siatt foram compradas pela companhia internacional.

De acordo com a Siatt, as atividades que hoje operam no Parque de Inovação Tecnológica (PIT) serão transferidas para uma área próxima à Rodovia Presidente Dutra, no bairro Limoeiro, ampliando assim as instalações físicas de 1.000 metros quadrados para cerca de 7.000 metros quadrados. Este novo prédio abrigará as áreas Administrativas, de Engenharia e de Produção.

Durante esse processo, o número de postos de trabalho terá um aumento, atingindo mais de 200 funcionários. A empresa também afirma que serão gerados mais de 600 empregos indiretos entre prestadores de serviços, empresas parceiras e fornecedores.

A agenda de quatro dias incluiu uma série de reuniões com os líderes do Grupo e outras partes interessadas importantes de Abu Dhabi, com o objetivo de fortalecer a cooperação e facilitar possíveis parcerias estratégicas futuras.