Monumento em homenagem às vítimas do acidente no Centro de Lançamento de Alcântara será inaugurado em São José dos Campos

Arte de como será o monumento em homenagem às vítimas do acidente no centro de lançamento de alcântara, no maranhão
(Reprodução: PMSJC/Monumento em homenagem às vítimas do acidente no Centro de Lançamento de Alcântara)

Será inaugurado na próxima terça-feira (22), em São José dos Campos, o ‘Monumento Heróis de Alcântara‘, em homenagem às 21 vítimas do acidente no Centro de Lançamento de Alcântara, ocorrido há 20 anos, na cidade de Alcântara, no Maranhão.

A iniciativa é da Prefeitura de São José dos Campos e do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial), com a cerimônia programada para ocorrer às 10h30, na próxima terça (22), na Praça Heróis de Alcântara, Trevo de acesso ao Jardim da Granja.

O monumento foi feito em alvenaria e tem seis metros de diâmetro. Serão colocadas placas das instituições e uma com os nomes dos heróis. O local ficará iluminado.

Ao lado do marco, será instalado um protótipo de foguete lançador de Satélite, em referência ao evento. A solenidade de inauguração contará com a entrega de medalhas honoríficas aos familiares das vítimas do acidente.

(Foto: reprodução Redes Sociais/Centro de Lançamento de Alcântara destruído após explosão em 2003)

História

Em 22 de agosto de 2003, durante os preparativos para o lançamento do terceiro protótipo do Veículo Lançador de Satélites (VLS-1) do Programa Espacial Brasileiro, ocorreu um aquecimento em dos propulsores causando um incêndio na plataforma do lançamento, que acabou destruindo a Torre Móvel de Integração do veículo, vitimando os técnicos do Instituto de Aeronáutica e Espaço. O acidente ocorreu no Centro Espacial de Alcântara, no Maranhão, e resultou na morte de 21 técnicos civis

*Com informações da PMSJC