Momento econômico causa desinteresse de brasileiros na compra de imóvel

Pesquisa revela que a inflação é o principal motivo citado entre os entrevistados, que esperam um melhor momento para adquirir uma casa ou um apartamento

(Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

A parcela de brasileiros que têm a intenção de comprar um imóvel passa por uma queda de quase 40% desde que atingiu o pico no final do ano passado. Antes da pandemia, o índice de intenção de compra era de 43%. Houve uma queda para 20% em abril de 2020, depois chegou a 46% em novembro, e agora está em 39%.

• Leia mais notícias da região clicando aqui

José Augusto Viana Neto, presidente do Creci – Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Estado de São Paulo faz uma análise entre o aumento da Selic- (taxa básica de juros da economia) e o mercado imobiliário. Ele afirma que o mercado imobiliário continua em expansão, mas diz estar preocupado com a inflação.

O levantamento aponta que para pouco mais da metade dos 1.200 entrevistados, há fatores no país que podem atrapalhar a intenção de compra. A inflação é citada por 45% como um desses fatores, seguida pelo cenário político e econômico complicado, principalmente por causa da eleição de 2022 (31%), a taxa de desemprego (24%) o aumento de juros para financiamento (20%) e o baixo crescimento econômico (19%). A pandemia foi apontada por apenas 10% dos entrevistados.

Ouça a reportagem clicando no player de áudio abaixo: