Metalúrgicos da MWL de Caçapava ocupam a fábrica por 2h em protesto pela falta de pagamento

metalúrgicos MWL
(Foto: Rodrigo Correia)

Os metalúrgicos da MWL, em Caçapava, ocuparam a fábrica na manhã desta sexta-feira (3), em protesto contra a falta de pagamento dos salários. Cerca de 120 trabalhadores organizados pelo Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região permaneceram durante duas horas na unidade.

• Leia mais notícias da região clicando aqui

Segundo o Sindmetal, os primeiros momentos de ocupação, a Polícia Militar entrou na fábrica para pressionar os trabalhadores a saírem. Mas, os metalúrgicos continuaram no local. A mobilização começou às 8h e terminou por volta das 10h. 

A produção está parada desde o dia 6 de maio, em razão da greve deflagrada pelos trabalhadores por conta de atrasos nos salários.

Metalúrgicos da MWL

A MWL (antiga Mafersa), de capital chinês, produz rodas e eixos para o setor ferroviário e está em recuperação judicial.

A situação dos funcionários foi objeto de audiência no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), no dia 26 de maio. A direção da empresa disse que pagaria os salários, mas o Sindicato informou que houve desconto dos 25 dias de paralisação, o que levou à continuidade da greve. 

O Sindmetal informou que a MWL atrasa os salários e o FGTS dos funcionários, além de cortar o convênio médico. A fábrica também estaria sem energia elétrica e internet.