Metalúrgicos da GM aprovam aviso de greve por estabilidade no emprego segundo sindicato

Metalúrgicos da GM aprovam aviso de greve por estabilidade no emprego segundo sindicato
(Foto: Reprodução/SINDMETAL) aviso de greve aviso de greve aviso de greve

Em protesto contra a reestruturação mundial na General Motors e as demissões que vêm acontecendo na fábrica de São José dos Campos, os metalúrgicos realizaram uma paralisação de uma hora e meia, nesta terça-feira (7), e aprovaram aviso de greve. Uma nova assembleia vai acontecer na entrada do segundo turno, às 14h30.

• Leia mais notícias da região clicando aqui

Segundo o SindMetal (Sindicato dos Metalúrgicos de SJC) Desde sexta-feira (3), a GM está realizando demissões, sem qualquer justificativa ou negociação prévia com o Sindicato. Os cortes atingiram todos os setores da fábrica.

A empresa também já comunicou a implantação de férias coletivas, entre 27 de março e 13 de abril, sob o argumento de “readequação da produção”. O envio do aviso de greve, aprovado na assembleia, é uma forma de alertar a empresa para a possibilidade de uma nova paralisação, caso as reivindicações não sejam atendidas. A mobilização desta terça-feira (07) começou às 5h50 e terminou às 7h30.

Uma reunião entre o Sindicato e a montadora está sendo realizada nesta manhã. O encontro já havia sido agendado na semana passada a pedido do Sindicato, após a GM mundial divulgar seu projeto de cortes de US$ 2 bilhões pelos próximos dois anos.

O Sindicato vai levar para a mesa a exigência de estabilidade no emprego para todos os trabalhadores e que se busquem alternativas às demissões.

Em São José dos Campos, a fábrica possui cerca de 4 mil funcionários e produz os modelos S10 e Trailblazer, além de motores e transmissões. Na assembleia do primeiro turno participaram cerca de 2.500 trabalhadores.