“Mesmo com melhora tímida, os lojistas estão otimistas para este semestre”, destaca porta-voz da Alshop

"Mesmo com melhora tímida, os lojistas estão otimistas para este semestre", destaca porta-voz da Alshop
(Foto: Divulgação/Shopping Jardim Oriente)

Com o avanço da vacinação, diante do ambiente externo favorável e da redução das incertezas fiscais no curto prazo, há projeção de crescimento da atividade econômica no segundo semestre de 2021. O crescimento previsto é de 4,8%, e para 2022, de 2%. Os dados são da Carta de Conjuntura do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

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A visão de melhora no mercado econômico se tornou mais positiva entre os lojistas após o Governo de São Paulo atualizar a fase de transição com novas medidas para o funcionamento do comércio. Luiz Augusto da Silva, porta-voz da Associação Brasileira de Lojistas de Shoppings (Alshop), vê essas medidas com esperança na retomada segura do setor. (ouça a reportagem ao final do texto)

Segundo a Alshop, com o horário de funcionamento dos shoppings ao normal há quase um mês, o fluxo de frequentadores está aumentando gradualmente. Isso se deve à ampliação do horário, confiança do público e reabertura das praças de alimentação. Com a volta dos cinemas, teatros e áreas de recreação, a movimentação tende a ser ainda maior.

Por outro lado, Luiz Augusto da Silva ressalta que o consumidor mudou após a pandemia e passou a ficar menos tempo dentro dos shoppings, o que fez com que os próprios estabelecimentos adotassem novas alternativas para não perder o cliente. 

O Ipea destaca que apesar da aceleração na margem, os dados ainda mostram uma força de trabalho 5% abaixo do período pré-pandemia. Mesmo com o comportamento melhor que o esperado, as condições gerais do mercado de trabalho tiveram variações tímidas e, por isso, de acordo com o porta-voz da Alshop, a retomada vem ganhando fôlego entre os lojistas, mas ainda é preciso ter cautela. 

Para aquecer o setor, ainda são esperadas datas comemorativas que devem movimentar a economia e trazer uma maior confiança do consumidor, como o Dia das Crianças e a Black Friday neste semestre. 

Ouça a reportagem clicando no player de áudio abaixo: