Médico vascular explica a relação do novo coronavírus com a trombose; ouça

médico trombose e coronavírus
(Foto: Divulgação)

Estudos científicos apontam alguns dos principais problemas causados pela Covid-19 no organismo. O pulmão é o órgão mais afetado pelo vírus, mas o funcionamento do corpo também, que pode, em muitos casos, provocar até quadros sérios de trombose.

• Leia mais notícias da região clicando aqui

O médico vascular Dr. Gustavo Marcatto, explicou que a trombose existe em vários níveis, mas o importante é saber que ela é provocada pela formação de coágulos sanguíneos, que impedem o funcionamento e o fluxo adequado do sistema vascular. Além disso, a doença vascular se dá em dois níveis: nas veias da perna, levando a um desconforto, como dores, e inchaço e também a nível sistêmico, o que é mais grave podendo até levar à morte. 

Mas como a infecção pelo novo coronavírus pode causar a trombose?

De acordo com o doutor Gustavo Marcatto, e os recentes estudos feitos nessa área, o vírus provoca um processo inflamatório na circulação, já que o corpo tenta, de forma desordenada, combater o invasor. A coagulação passa a acontecer de forma excessiva para ‘cicatrizar a ferida deixada pelo vírus’. A inflamação provocada pela Covid-19 estimula a formação de coágulos, a causa da trombose, quando as veias são atingidas por obstruções.

O médico vascular falou ainda, que em alguns casos, a trombose já acontece nas primeiras manifestações da Covid-19, principalmente em pessoas que já tem fatores de risco, como doenças cardíacas, problemas vasculares, problemas de varizes ou que já tiveram uma trombose anterior. Já em outros casos, a trombose acontece na fase de recuperação do coronavírus.

Vale lembrar que pacientes que já têm comorbidades, como obesidade e tabagismo, correm mais risco de desenvolver essa trombose provocada pela Covid-19. Cientistas e médicos em todo o mundo continuam estudando a relação da doença vascular com o coronavírus, assim como meios para sanar mais esse problema diante do vírus que só aqui no Brasil já provocou milhares de mortes.

Ouça a matéria de Julia Lopes:

 

Saiba mais

Jacareí inicia vacinação de crianças de 11 e 10 anos, com comorbidades, nesta segunda (17)