Mais da metade dos brasileiros está com sobrepeso ou obesidade

Mais da metade dos brasileiros está com sobrepeso ou obesidade
(Foto: Reprodução/Unsplash) metade obesidade metade obesidade

No Brasil, 56,8% da população têm excesso de peso, entre pessoas com sobrepeso e obesidade. A taxa sobre para 68,5%, na faixa dos 45 aos 54 anos de idade, e de 40,3% entre os mais jovens, dos 18 aos 24 anos. Os dados são de estudo feito pela Universidade Federal de Pelotas em parceria com a organização global de saúde pública, Vital Strategies.

• Leia mais notícias da região clicando aqui

A pesquisa também mostra que 10,3% dos brasileiros possuem diagnóstico de diabetes e 26,6% sofrem de hipertensão. O excesso de peso é um dos principais fatores de risco para as duas doenças e um dos cuidados para que sejam evitadas é com a alimentação.

De acordo com o estudo, apenas 45,5% consomem verduras e legumes cinco vezes ou mais por semana, como recomendado pelos órgãos de saúde. Já a ingestão regular de frutas é feita por 41,8% em média, sendo cerca de 18% bebem refrigerantes e sucos artificiais quase todos os dias. Outros fatores que contribuem para o aumento de peso da população são a falta de atividades físicas e não ter um sono adequado. 

*Rádio 2

Saiba mais

Campanha de combate às hepatites virais será permanente

Sociedade Brasileira de Hepatologia (SBH) decidiu tornar permanente, e com vigência durante todo o ano, a campanha de conscientização e combate às hepatites virais, que marca tradicionalmente o mês de julho. “Essa foi uma ideia que tivemos porque, se a gente se prende só a um mês, agosto começa e as pessoas acabam se esquecendo da importância do tema. Por isso, o nosso mote foi De Julho a Julho Amarelo.

A cura começa com o teste para a campanha contra as hepatites virais”, disse nesta terça-feira (4) em entrevista o presidente da SBH, Giovanni Faria Silva. A campanha é promovida em parceria com o Instituto Brasileiro de Figado (Ibrafig).

O titular da SBH considerou de grande importância a Lei 14.613, sancionada na segunda-feira (3) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que altera a Lei 13.802, de 10 de janeiro de 2019, que instituiu o Julho Amarelo, e estabelece um conjunto de atividades e mobilizações a serem desenvolvidas para combate às hepatites virais neste mês.

metade obesidade