Lojistas esperam crescimento de 6,5% nas vendas de Natal no Vale do Paraíba

comércio natal
(Foto: Flávio Pereira/CMSJC)

Depois de um ano cheio de restrições impostas pela pandemia do coronavírus, o Natal será a primeira data comemorativa do comércio sem as limitações de capacidade de atendimento e de horário. A notícia é um presente para os lojistas, que esperam recuperar parte das vendas que foram prejudicadas durante os últimos dois anos.

• Leia mais notícias da região clicando aqui

Segundo o presidente da Sincovat (Sindicato do Comércio Varejista de Taubaté e Região), Dan Guinsburg, os comerciantes estão otimistas com a previsão de um aumento de 6,5% nas vendas deste ano, em comparação ao mesmo período de 2020. O Natal é uma data importante para os comerciantes, de 30% a 40% das vendas do ano acontecem no mês de dezembro.

Fim das restrições

Para o presidente da Sincovat, com o fim das restrições impostas pela Covid-19, com 80% da população vacinada e o número de casos bem mais baixos, as pessoas vão circular nos comércios da região, olhar mais vitrines e, consequentemente, comprar mais por impulso. “Pessoas nas ruas e dinheiro no bolso, com certeza o resultado é venda para o nosso comércio”, disse Dan.

As duas parcelas do décimo terceiro salário, que deverá injetar R$ 1,8 bilhão na economia da região, também ajudam a aquecer o movimento neste período de festas. No entanto, boa parte deste dinheiro será para pagar dívidas, visto que o endividamento das famílias cresceu na pandemia.

Crescimento no comércio

Dan Guinsburg informou que o comércio do Estado de São Paulo deverá ter crescimento de 8% em relação ao ano passado, um número animador para o setor, que mostra a importância do comércio na geração de emprego e renda e também no pagamento de impostos que faz com que a roda da economia volte a girar.

Horário estendido

Por conta do Natal, o horário do comércio é estendido nesta época do ano. De acordo com a Convenção Coletiva de Trabalho, documento que estabelece as normas do comércio, em dezembro os lojistas do Vale do Paraíba poderão estender o horário de funcionamento das 7h às 23h, exceto nos dias 24 e 31 de dezembro, véspera de Natal e Ano Novo. Nesses dias as lojas só poderão funcionar até às 18h.

Venda por setores

Segundo um estudo da FecomercioSP, dentre as atividades do varejo, o segmento de vestuário deverá ter o melhor movimento de vendas no mês, com crescimento estimado de 28%, ante dezembro de 2020, quando mostrou uma retração de 22%, o pior desempenho entre todas na ocasião.

Já os supermercados (-2%), as farmácias e perfumarias (-3%) e as lojas de móveis e decoração (-5%) devem ser os destaques negativos deste ano. Com relação aos supermercados, é importante ressaltar o contexto diferente em relação a 2020, já que, naquele momento, por causa do aumento de casos de Covid-19, as maiores restrições para as festas favoreciam o crescimento do setor.

Por outro lado, a inflação impactando – em especial, classes baixa e média baixa com mais contundência – limita grandes aumentos nas vendas também de bens essenciais (como visto no segundo semestre do ano passado) e nestes últimos meses de 2021, quando ficou nítida a desaceleração da taxa de aumento de vendas dos supermercados.

Ouça a reportagem de Julia Lopes:

 

Saiba mais

Rua Acrísio Santana é fechada para compras de Natal em Jacareí