Laboratório de desenvolvimento do 5G será instalado no Parque Tecnológico de São José

De São José dos Campos, Emerson Tersigni
CBN Vale do Paraíba | 12.09.2021

(Foto: Cleverson Oliveira/Mcom)

Em processo de implantação no Brasil, a tecnologia 5G passará por testes, validações e desenvolvimento em um laboratório no interior do Parque Tecnológico de São José dos Campos. Uma parceria com as empresas Ericsson, Claro e Embratel permitirá com que o projeto piloto seja implantado com base na nova tecnologia.

• Leia mais notícias da região clicando aqui

Os segmentos de agronegócio, saúde, educação, indústria 4.0 e smart city serão os principais focos do projeto, que reunirá empresas e instituições associadas ou não ao Parque Tecnológico interessadas em participar do desenvolvimento do 5G.

No escopo do projeto, a Ericsson ficará responsável por toda a infraestrutura 5G que será instalada, incluindo equipamentos de acesso móvel e entrega da solução de Core 5G. A Claro, por sua vez, concederá frequências e smartphones a partir de licença científica concedida pela Anatel, para fins de uso experimental.

Já a Embratel vai integrar as tecnologias desenvolvidas e ofertará as soluções para que os segmentos da economia tenham evolução digital e sejam parceiras do Parque no desenvolvimento de projetos. Para a implementação do 5G no Brasil, será feito leilão das frequências de operação da nova geração de internet móvel. 

São José dos Campos recebeu com entusiasmo esse anúncio, já que há mais de 60 anos sedia a fábrica da Ericsson. Para o secretário de Inovação e Desenvolvimento, Alberto Marques Filho, a participação do Parque no projeto piloto de implantação do 5G projeta a cidade como protagonista nos processos que envolvem alta tecnologia e soluções inovadoras para o país. (ouça a reportagem ao final da matéria)

(Foto: Claudio Vieira/PMSJC)

Benefícios

Essa tecnologia é a quinta geração de internet móvel e permitirá a interconexão de equipamentos e dispositivos, possibilitando o acesso a produtos inovadores e utilidades domésticas. Além disso, o 5G possibilitará um melhor tempo de processamento de downloads e uploads, uma maior velocidade na transferência de dados por segundo e economia de até 90% no consumo de energia.

De acordo com o Ministério das Comunicações, até o fim deste ano deverão ser implantados 20 pilotos em todo o país. A expectativa é que todas as capitais brasileiras tenham internet 5G até julho do ano que vem e que todos os brasileiros tenham acesso à internet até 2028.

Ouça a reportagem de Emerson Tersigni: