Um avião KC-390, produzido pela Embraer, que tem sede em São José dos Campos, conquistou o prêmio “Concours d’Elegance” como a aeronave mais elegante do mundo.
A premiação foi concedida à unidade da Força Aérea Portuguesa que participou do festival aéreo Royal International Air Tattoo (Riat) no Reino Unido, neste fim de semana.
O prêmio é atribuído por um painel internacional que destaca as aeronaves mais bem preparadas e apresentáveis na exposição.
Dividido em três categorias – aeronave militar, aeronave civil e o grande vencedor, que é o prêmio principal – o avião da Força Aérea Portuguesa levou o troféu mais prestigiado.
Portugal foi o primeiro país a adquirir o avião militar brasileiro em 2019, com uma negociação de 827 milhões de euros para a compra de cinco cargueiros KC-390.
Em junho deste ano, a segunda unidade do KC-390 foi entregue aos portugueses.
Uso do KC-390 no Brasil
Recentemente, no Brasil, a Força Aérea Brasileira utilizou o modelo no combate aos incêndios no Pantanal.
O veículo multimissão é equipado com o Sistema Modular Aerotransportável de Combate a Incêndios (MAFFS, do inglês Modular Airborne Fire Fighting System), que fornece ao KC-390 Millennium a funcionalidade necessária para realizar a ação de combate a incêndio em voo.
Com capacidade para armazenar até 12 mil litros de água, a aeronave é especialmente empregada em situações de desastres no país.
Além disso, o avião foi fundamental durante a crise da segunda onda da pandemia de Covid-19 em janeiro de 2021, quando transportou cilindros de oxigênio para Manaus, que enfrentava uma grave escassez de oxigênio hospitalar.
Mais recentemente, a aeronave KC-390 partiu do Rio de Janeiro com 14 toneladas de equipamentos destinados à construção de um hospital de campanha no Rio Grande do Sul.