João Doria desiste de se candidatar à presidência da República, dizem jornais

João Doria desiste de se candidatar à presidência da República, dizem jornais
(Foto: Reprodução)

O governador de São Paulo, João Doria, surpreendeu aliados e auxiliares na manhã desta quinta-feira (31), ao comunicar que desistiu de se candidatar à Presidência pelo PSDB e avisou que não vai mais deixar o cargo hoje, como estava previsto.

• Leia mais notícias da região clicando aqui

A informação foi divulgada inicialmente pelo jornal O Estado de São Paulo.

Doria cancelou todas as agendas externas nas quais faria sua “despedida” do governo paulista e vai fazer o anúncio oficial em um ato com prefeitos à tarde no Palácio dos Bandeirantes. Segundo aliados, o Governador também vai deixar o PSDB, mas não pretende concorrer à reeleição.

Também surpreendido pela notícia na manhã de hoje, o vice-governador Rodrigo Garcia (PSDB), que era apresentado por Doria como o “CEO” de sua administração e assumiria o cargo, pediu demissão da Secretaria de Governo.

A assessoria de imprensa do governador não emitiu comunicado oficial sobre a decisão.

O clima de racha no PSDB vem se intensificando há meses, desde a saída do ex-governador Geraldo Alckmin, que recentemente se filiou ao PSB e deve formar chapa com Lula (PT), para ser o candidato a vice-presidência.

Outro clima de discórdia ocorreu nas prévias do PSDB, com a indicação de Doria para concorrer à presidência , e Eduardo Leite (PSDB), Governador do Rio Grande do Sul, recebendo apoio de outra grande parcela da sigla.

Leite, que era cobiçado por outros partidos, entre eles, o PSD de Gilberto Kassab, disse nesta semana que não iria se desfiliar do PSDB, o que gerou mais dúvidas se ele iria insistir na ‘briga’ pela indicação do partido a favor de seu nome para concorrer às eleições presidenciais.

Para o prefeito de Jacareí, PSDB é “um muro sem direção”

Na véspera da possível desistência de Doria à sua pré-candidatura, a Rádio CBN São José dos Campos e Vale entrevistou o prefeito de Jacareí, Izaias Santana (PSDB) que fez duras críticas ao seu partido.

O prefeito fez uma análise crítica de seu partido, considerando que o PSDB está “em cima de um muro sem direção”, sendo um partido sem unidade, que possui lideranças ‘pops’ com apenas possibilidades eleitorais e sem programas definidos. Disse ainda que o partido não tem projetos para o Brasil, sendo apenas detentor de projetos eleitorais baseados em atributos pessoais.