Inmet estende alerta de chuvas intensas na RMVale

Tempo nublado na RMVale
Tempo nublado na RMVale. Foto: Pedro Bavuso/CBN Vale

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) estendeu o alerta de chuvas intensas na Região Metropolitana do Vale do Paraíba (RMVale).

Agora, o alerta é valido até 12h deste sábado (18). O órgão nacional colocou a classificou a RMVale no grau amarelo (perigo potencial), com chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia. São esperados também ventos intensos de 40 a 60 km/h.

Apesar do perigo potencial, há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

O Inmet recomenda que as pessoas, em caso de rajadas de vento, não se abriguem debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas.

Outra recomendação é não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, além de evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Em caso de emergência, é possível acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193 ou a Defesa Civil, pelo telefone 199.

Saiba mais

Chegada de frente fria mudará o tempo no final de semana na RMVale

A chegada de uma frente fria irá mudar o tempo nos próximos dias na Região Metropolitana do Vale do Paraíba. O alerta foi feito pela Defesa Civil do Estado de São Paulo.

O comunicado, valido entre está quinta-feira (16) até domingo (19), aponta a possibilidade de temporais e chuvas com acumulados de volume moderado a forte. Estas chuvas podem vir acompanhas de raios, ventos e até possibilidade de queda de granizo.

Recomendações da Defesa Civil:

  • Evite áreas de risco, como encostas, margens de rios e locais com histórico de alagamentos.
  • Mantenha-se em locais seguros durante tempestades, evitando árvores, estruturas metálicas e áreas abertas.
  • Redobre a atenção no litoral e em municípios com acumulados elevados nos últimos dias.
  • Limpe calhas, ralos e bueiros para prevenir alagamentos.
  • Em emergências, acione a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.