Índice de homicídios sobre 144% em Taubaté no 1º semestre; outras quatro cidades também registam alta

Índice de homicídios sobre 144% em Taubaté no 1º semestre; outras quatro cidades também registam alta
(Foto: Pixabay)

Taubaté foi a cidade que mais registrou homicídios nos seis primeiros meses de 2021 no Vale do Paraíba. Se comparado ao mesmo período do ano passado, a cidade tem aumento de 144%. Os dados são da Secretaria de Segurança Pública (SSP).

• Leia mais notícias da região clicando aqui

O número de homicídios no primeiro semestre deste ano chega a 22, sendo que se janeiro a junho de 2020 foram nove crimes do tipo. Levando em consideração ao ranking da região, Guaratinguetá aparece em segundo lugar, com alta de 66%. Foram seis delitos no ano passado, contra 10 em 2021.

Em seguida aparece Potim, que havia computado apenas um homicídio em 2020. Neste ano subiu para cinco. Cruzeiro ocupa a quarta posição com 14 em 2020, contra 16 em 2021. Em quinto está Pindamonhangaba com 10 registros no ano passado, contra 12 neste ano.

Redução 

Já as cidades que reduziram o índice de homicídio, aparecem Jacareí com 20 casos nos seis primeiros meses de 2020, contra 11 crimes no mesmo período deste ano. Caçapava fica em segundo lugar com 13 homicídios no ano passado, contra apenas seis em 2021. Lorena reduziu de 11 para sete.

Cachoeira Paulista computou seis em 2020 e dois homicídios neste ano. Tremembé reduziu de cinco para dois. Cunha de três para dois. Roseira baixou de dois para apenas um homicídio. Lagoinha de dois em 2020, para um em 2021 e Paraibuna caiu de dois homicídios para nenhum este ano. 

Estabilidade e nenhum registro 

Com relação aos municípios que mantiveram os índices, São José dos Campos ficou na casa de 20 homicídios no ano passado e neste ano. Campos do Jordão computou três crimes nos dois períodos e Aparecida manteve-se na casa de dois homicídios nos dois anos.

Silveiras, Igaratá, Areias, São Luiz do Paraitinga e São Bento do Sapucaí tiveram um homicídio em 2020 e nenhum no primeiro semestre de 2021. Santo Antônio do Pinhal, São José do Barreiro, Queluz, Bananal, Lavrinhas, Arapeí, Canas, Jambeiro, Monteiro Lobato e Santa Branca não registraram homicídios em nenhum dos dois períodos.