Incêndio em Campos do Jordão já consome área equivalente à 36 campos de futebol

(Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros)

O incêndio em uma mata às margens da Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro, em Campos do Jordão, já consumiu uma área de 260 mil m² desde o último domingo (22), o equivalente à 36 campos de futebol. A vegetação natural está localizada no bairro Gavião Gonzaga, próximo a uma cervejaria e ao Parque Amantikir, um dos pontos turísticos mais tradicionais do município.

• Leia mais notícias da região clicando aqui

Já são mais de 40 horas de trabalhos, que chegaram a ser concluídos na noite de domingo (22), após sete horas de combate as chamas. Apesar disso, segundo o Corpo de Bombeiros, o local voltou a ter focos de fogo no início da tarde de segunda (23) e exigiu com que os trabalhos continuassem de forma ininterrupta.

(Foto: Divulgação/Bombeiros)

De acordo com a corporação, restam focos esparsos distribuídos pela área extensa, e que devido às condições geográficas do local, é preciso contar com o apoio do Helicóptero Águia, da Polícia Militar, que sobrevoa e realiza o combate aéreo em pontos de difícil acesso, ao mesmo tempo em que equipes terrestres percorrem o local atacando focos isolados. A expectativa do major Fabrício Lemes, comandante da operação, é de que a operação seja concluída ainda hoje.

A ‘Operação Amantikir’ conta com 65 homens atuando na ocorrência, sendo eles do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Defesa Civil e funcionários do Parque servidos de 11 viaturas, um helicóptero e três tratores. Desde segunda, o parque Amantikir permanece fechado devido a risco de inalação de fumaça por parte dos turistas.

Ouça a reportagem:

 

Confira fotos:

(Foto: Divulgação/Bombeiros)
(Foto: Divulgação/Bombeiros)
(Foto: Divulgação/Bombeiros)
(Foto: Divulgação/Bombeiros)