Idoso é vacinado contra Covid-19 com doses diferentes em São José dos Campos

Idoso é vacinado contra Covid-19 com doses diferentes em São José dos Campos
(Foto: Arquivo pessoal)

Um idoso de 85 anos recebeu doses de fabricantes diferentes contra Covid-19 em São José dos Campos. Ele foi contemplado com a vacina da AstraZeneca no dia 15 de fevereiro e na última segunda-feira (18) foi imunizado com a Coronavac.

• Leia mais notícias da região clicando aqui

O idoso teria comparecido ao posto de vacinação, informou a fabricante da primeira dose e ao fim da aplicação foi informado que havia recebido doses diferentes, mas que não haveria problemas. O idoso abriu protocolo na Central 156 para saber o que deveria fazer e recebeu a mesma resposta. 

Por outro lado, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) recomenda que as imunizações devem ser feitas com doses do mesmo fabricante, não podendo haver a mistura das vacinas, por falta de comprovação científica.

Em abril, o Ministério da Saúde, com base em dados do Data Sus, revelou que passa de 16,5 mil o número de pessoas no país que receberam vacinas de fabricantes diferentes entre a primeira e a segunda dose da imunização contra a Covid-19.

A Prefeitura de São José dos Campos informou que o caso foi registrado no Vacivida e que será avaliado pela central do CVE (Centro de Vigilância Epidemiológica) do Governo Estadual.

A administração completou que a conduta do órgão neste tipo de erro de imunização é desconsiderar a segunda dose aplicada com imunizante diferente, aguardar 14 dias e em seguida completar o esquema vacinal com as duas doses do mesmo imunizante, que no caso em questão seria o da AstraZeneca. A secretaria de Saúde do Estado informou que eventos adversos são responsabilidade dos municípios.