Hospital de Retaguarda de São José dos Campos reabrirá apenas para Internações

Hospital de Retaguarda de São José dos Campos reabrirá apenas para Internações
(Foto: Divulgação/PMSJC) Hospital de Retaguarda de São José dos Campos reabrirá apenas para Internações

Após dez meses de portas fechadas, o Hospital de Retaguarda de São José dos Campos, administrado pela Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), será reaberto na próxima segunda-feira (22). A unidade hospitalar, que passou por reformas e recebeu novos equipamentos, contará com 47 leitos exclusivos para internações.

De acordo com a prefeitura de São José, a reabertura do hospital é uma estratégia para absorver a crescente demanda de pacientes necessitando de internação, um cenário agravado pela atual epidemia de dengue na cidade. A unidade não oferecerá atendimento de porta aberta, sendo destinada exclusivamente para receber internações encaminhadas pelo Hospital Municipal, segundo o prefeito Anderson Farias (PSD).

Os novos leitos de internação têm como objetivo aliviar a pressão sobre as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e o Hospital Municipal, principal referência para internações pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade. O prédio do Hospital de Retaguarda, agora equipado com um setor de raio X e laboratório, está preparado para atender aos pacientes internados. No entanto, exames mais complexos continuarão sendo realizados no Hospital Municipal, localizado na Vila Industrial, na região leste da cidade.

Inicialmente, havia planos para transformar o Hospital de Retaguarda em um novo pronto-socorro do Hospital Municipal. No entanto, devido à alta demanda por internações na cidade, esse projeto foi adiado. Um edital para obras de revitalização, readequação e ampliação da unidade foi lançado pela SPDM no início deste ano, com um valor de referência de R$ 1,8 milhão e previsão de conclusão em junho.

No entanto, segundo o prefeito Anderson, parte da reforma foi antecipada para permitir a reabertura do hospital. “Antecipamos parte da reforma que ainda iriam mais dois meses para que pudéssemos reabrir. Mas a questão da dengue fez com que a gente antecipasse”, disse o prefeito de São José, em vídeo publicado nas redes sociais. “Aqui será o nosso Hospital de Retaguarda para internações, de porta fechada, mas vai dar o apoio de internações para o Hospital Municipal”, completou. hospital de retaguarda