Guilherme Derrite é exonerado do cargo de secretário da Segurança Pública de SP

Guilherme Derrite é exonerado do cargo de secretário da Segurança Pública de SP
(Foto: Rodrigo Costa/Alesp)                Guilherme Derrite é exonerado

Guilherme Derrite, até então secretário da Segurança Pública do estado de São Paulo, foi exonerado do cargo nesta terça-feira (12). A exoneração, solicitada pelo próprio Derrite, tem caráter temporário, permitindo que ele reassuma seu posto como deputado federal pelo PL.

Derrite retorna à Câmara dos Deputados, em Brasília, para participar da discussão do projeto de lei que visa extinguir a saída temporária de presos. Ele retomará suas funções como secretário da Segurança em São Paulo assim que o projeto for relatado e votado.

Durante sua ausência, a Secretaria da Segurança Pública de São Paulo será comandada por Osvaldo Nico Gonçalves, atual secretário-executivo da pasta. Vale lembrar que Derrite foi o relator do projeto na Câmara dos Deputados quando aprovado na Casa, em agosto de 2022.

Mudanças na Polícia Militar – Guilherme Derrite é exonerado

Paralelamente, o governo de São Paulo promoveu uma série de mudanças na Polícia Militar. Foram realizadas 47 transferências de oficiais, incluindo 28 capitães e 19 tenentes. Em uma única movimentação, seis capitães foram transferidos e outros cinco assumiram postos no Centro de Inteligência da Polícia Militar, uma das unidades mais importantes da corporação.

No mês passado, um decreto do governador Tarcísio de Freitas resultou na movimentação de 34 dos 63 coronéis da ativa da PM. Entre eles, o então chefe do Centro de Inteligência da PM foi substituído pelo coronel Pedro Luís de Souza Lopes, ex-integrante da Rota e ex-chefe da assessoria militar da secretaria de Segurança Pública na gestão de Guilherme Derrite.

Essas mudanças têm sido vistas por oficiais críticos à atual administração da SSP como mais um exemplo da interferência de Derrite na Polícia Militar. A Secretaria da Segurança Pública, por sua vez, afirma que as alterações têm ocorrido desde o início do ano, seja como forma de promoção por mérito ou apenas como movimentação de rotina, nas polícias Civil, Militar e Técnico-Científica do Estado.