Guaratinguetá e Pindamonhangaba registram infecções por variante Delta do coronavírus

(Foto: Reprodução/Nieman)

O Vale do Paraíba confirmou os dois primeiros casos da variante Delta da Covid-19. Os registros são das cidades de Guaratinguetá e Pindamonhangaba e felizmente todos os moradores se recuperaram bem. Os infectados não possuem histórico de viagens, o que significa que há uma circulação da variante na região.

• Leia mais notícias da região clicando aqui

De acordo com a Secretaria de Saúde de Guaratinguetá, a primeira pessoa infectada na cidade foi uma mulher de 29 anos. As identificações foram feitas pelo Instituto Butantan por meio de sequenciamento genético. Ela teve contato com outras duas mulheres, de 49 e 75 anos, que também apresentaram sintomas leves, como tosse, coriza e dor muscular.

Todas elas evoluíram bem clinicamente. A paciente de 29 anos tomou uma dose da vacina contra o coronavírus, e as outras duas que tiveram contato já completaram o esquema vacinal. O período de isolamento de todas elas já foi cumprido e a recuperação aconteceu sem grandes complicações.

Já em Pindamonhangaba, o infectado pela variante delta foi um homem de 44 anos, que é guarda civil municipal na cidade de Aparecida. Ele apresentou os primeiros sintomas em 28 de junho e, no dia 30, realizou o exame que atestou a confirmação pelo novo coronavírus. De acordo com a Prefeitura, ele se manteve em isolamento social, se recuperou dos sintomas leves como febre, tosse e distúrbios de olfato e paladar e passa bem.

Ainda segundo a Secretaria de Saúde de Pinda, os parentes diretos do homem não foram infectados pela variante delta. A pasta informou, ainda, que foi notificada deste caso inédito para a variante somente na última terça-feira (13), e que o paciente já estava curado, fora do período de transmissão.

O Instituto Butantan notificou a Secretaria de Estado da Saúde para as ações de vigilância, que informou as Vigilâncias Epidemiológicas dos municípios para monitoramento dos casos e contatos. Até então, no território estadual só havia confirmação de um caso de transmissão local da variante Delta na Capital e outro importado do município de Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro.

Ainda segundo o Instituto Butantan, 685 casos de transmissão local de quatro variantes consideradas de atenção pelas autoridades já foram encontrados em São Paulo: três da Delta, três da Beta, 39 da Alpha e 640 do Gamma.