
O Sindicato dos trabalhadores da Urbam decidiu manter a greve em São José dos Campos após uma assembleia realizada na manhã desta quarta-feira (24). A decisão ocorreu após a audiência de conciliação no Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (TRT-15) terminar sem acordo na terça-feira (23).
Segundo o sindicato, a categoria rejeitou a proposta de suspender a greve até o julgamento do dissídio coletivo, que é o processo usado pela Justiça do Trabalho para solucionar conflitos entre empresas e trabalhadores. Além disso, a paralisação começou no dia 10 de junho e inclui pedidos como o aumento do vale-refeição de R$ 27 para R$ 33, mudanças na assistência médica e questões relacionadas ao pagamento de adicionais trabalhistas.
Empresa apresenta posicionamento
Por outro lado, a Urbam informou que lamenta a continuidade da greve e afirmou que aceitou 73% das reivindicações apresentadas pelos trabalhadores durante as negociações. Além disso, a empresa declarou que mantém as portas abertas para o diálogo e que suas propostas consideram a realidade financeira atual da instituição.
Ainda segundo a Urbam, as movimentações sindicais têm baixa adesão, com cerca de 200 participantes entre mais de 4,1 mil funcionários. Enquanto isso, a empresa afirma que todos os serviços essenciais continuam em funcionamento e que o atendimento à população segue normalmente.
Julgamento ainda não tem data definida
Com o impasse entre a Urbam e o sindicato, o caso seguirá para julgamento pelo colegiado do TRT-15. Até o momento, a Justiça do Trabalho ainda não definiu uma data para analisar o dissídio coletivo.
