Governo de SP volta a recomendar uso de máscara em locais fechados após aumento de casos e internações por Covid

uso de máscara volta a ser recomendado pelo governo de SP
(FOTO: Bruno Rocha/Agência O Globo)

Nesta terça-feira (31), o Comitê Científico do Governo de São Paulo voltou a recomendar o uso de máscara em locais fechados. A decisão ocorre diante do aumento de internações por Covid-19 no estado, cerca de 120% no mês de maio, de acordo com dados da Secretária de Saúde.

• Leia mais notícias da região clicando aqui

A informação é do coordenador executivo do Comitê de Saúde, João Gabardo. Médicos se reuniram com o governador Rodrigo Garcia para discutir a retomada das máscaras em ambientes fechados de forma obrigatória.

No entanto, o Governo de SP decidiu que não vai decretar a volta da obrigatoriedade do uso de máscaras. A informação foi confirmada pelo secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn, em entrevista ao Ponto Final CBN.

“Na verdade é uma recomendação e essa recomendação não é uma obrigatoriedade. Obrigatoriedade exigiria um decreto do Governador e isso efetivamente não será feito. Isso não será feito frente aos índices que a despeito de terem elevado, […]. Esse número está bastante distante aquilo que nós tivemos no nosso pico da Ômicron agora no início do ano”, disse Jean Gorinchteyn.

O secretário de saúde falou ainda, que na época do pico da variante, os hospitais registraram 11.300 internações, contra 2.500 neste fim de maio. “Portanto, a despeito deste aumento frente a ampla vacinação, a gravidade foi menor do que se viu, especialmente na questão da segunda onda onde nós tivemos o índice bastante aumentado”, completou.

Jean Gorinchteyn disse que por conta das baixas temperaturas as aglomerações são maiores e os locais menos arejados, por isso o Governo de SP, orienta o uso de máscara neste momento, frente ao aumento de casos.

As máscaras são obrigatórias apenas em locais específicos, como em transportes públicos, em locais de saúde, como UBS, hospitais, clínicas, entre outros.

O secretário disse, no entanto, que a vacinação é fundamental. Atualmente, mais de 2 milhões de pessoas no Estado não tomaram a segunda dose do imunizante, sendo a maioria crianças e adolescentes.

“Muito importante que as pessoas realmente se vacinem. O público que também tem indicação de estar tomando a vacina da gripe, que também o faça. Uma vez que as temperaturas  prometem ser mais baixas e a circulação do vírus respiratório seja da gripe ou da Covid, acaba sendo algo bastante significativo”, disse o secretário.

São José dos Campos

A Prefeitura de São José dos Campos, em resposta à rádio CBN Vale, disse em nota que o uso de máscaras sempre foi recomendada pela Secretária de Saúde. No entanto, atualmente, o uso é obrigatório apenas no transporte público e unidades de saúde.

Além disso, reforçou sobre a importância da população completar o esquema vacinal contra a Covid-19. Leia a nota na íntegra:

“Devido à sazonalidade de doenças respiratórias neste período do ano torna-se ainda mais importante a adoção dos protocolos sanitários preconizados, como o uso de máscara, álcool gel e manutenção do distanciamento social. Tais medidas, independente da obrigatoriedade, sempre foram recomendadas pela Secretaria de Saúde. Atualmente, o uso é obrigatório no transporte público e unidades de saúde. A Prefeitura reforça sobre a importância da população, inclusive as crianças, completar o esquema vacinal contra a Covid-19 para evitar o surgimento de novas variantes e o registro de novos casos, internações e óbitos”.

Histórico do uso de máscara

O fim da obrigatoriedade do uso de máscara em todos os ambientes no Estado de SP foi anunciado no dia 17 de março deste ano. O item permaneceu obrigatório apenas no transporte público e seus locais de acesso, e também nos serviços de saúde.

O uso se tornou opcional em ambientes como escritórios, comércios, salas de aula, academias, shoppings entre outros. A flexibilização em ambientes abertos já havia sido autorizada pelo Governador no dia 9 de março.

O uso obrigatório de máscara de proteção contra o coronavírus começou no transporte público na Grande São Paulo, em 4 de maio de 2020.

Três dias depois, em 7 de maio, passou a ser obrigatório em todo o Estado: nas ruas, locais públicos, estabelecimentos, repartições públicas estaduais e no transporte por aplicativo.

Saiba mais

Jacareí retoma uso obrigatório de máscaras em escolas e prédios públicos